Home > FEB > Você sabia? | Pluralidade das existências

Você sabia? | Pluralidade das existências

Fotografia em tons de preto e azul, com um rosto de uma mulher ao centro e seu reflexo atrás. Na esquerda da imagem consta o trecho da obra de Allan Kardec, A gênese, que diz:

No texto Caráter da revelação divina, capítulo 1, presente na obra A gênese [1], Allan Kardec apresenta a pluralidade das existências da seguinte maneira: 

Com esta lei, o homem explica todas as aparentes anomalias da vida humana; as diferenças de posição social; as mortes prematuras que, sem a reencarnação, tornariam inúteis à alma as existências breves; a desigualdade de aptidões intelectuais e morais, pela ancianidade do Espírito que mais ou menos aprendeu e progrediu, e traz, nascendo, o que adquiriu em suas existências anteriores.

E continua: “Com a reencarnação, desaparecem os preconceitos de raças e de castas, pois o mesmo Espírito pode tornar a nascer rico ou pobre, capitalista ou proletário, chefe ou subordinado, homem ou mulher. […] Se, pois, a reencarnação funda numa lei da natureza o princípio da fraternidade universal, também funda na mesma Lei o da igualdade dos direitos sociais e, por conseguinte, o da liberdade”.

Semanalmente uma curiosidade doutrinária para o nosso aprendizado.

Nos acompanhe!

NB [1]: KARDEC, Allan. A gênese. Brasília: FEB, 2019. 


Opções de privacidade