Home > FEB > Nota oficial da FEB a respeito dos ataques em Brasília

Nota oficial da FEB a respeito dos ataques em Brasília

Ilustração com fotografia ao fundo e texto sobreposto. A fotografia é da fachada do prédio central da sede em Brasília da Federação Espírita Brasileira, com luzes sobrepostas alaranjadas, simulando a iluminação do céu ao prédio. Em frente está escrita a palavra

“Vede prudentemente como andais.”
Paulo. (EFÉSIOS, 5:15.)

No dia 8 de janeiro de 2023, os brasileiros acompanharam atos contra o patrimônio público material e imaterial da nação. Símbolos nacionais, os edifícios-sede dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário foram lesados pelo ímpeto do desrespeito à ordem pública. 

Neste momento de turbulência, lembremos o texto “Na via pública” da obra Conduta Espírita[1], ditado pelo Espírito André Luiz: “Demonstrar, com exemplos, que o espírita é cristão em qualquer local. […] Proteger, com desvelo, caminhos e jardins, monumentos e pisos, árvores e demais recursos de beleza e conforto, dos lugares onde estiver. O logradouro público é salão de visita para toda a comunidade.”

A Federação Espírita Brasileira preza pela harmonia e paz com respeito às pessoas, instituições e aos poderes legalmente instituídos pelo Estado Democrático de Direito. Devemos nos voltar ao Evangelho de Jesus e recordar que estamos na Terra como irmãos. A paz e a harmonia são consequências da lei do amor, síntese da obra do Cristo. Destacamos a seguir trecho de O evangelho segundo o espiritismo

Disse Jesus: “Amai o vosso próximo como a vós mesmos.” Ora, qual o limite com relação ao próximo? Será a família, a seita, a nação? Não; é a Humanidade inteira. Nos mundos superiores, o amor recíproco é que harmoniza e dirige os Espíritos adiantados que os habitam, e o vosso planeta, destinado a realizar em breve sensível progresso, verá seus habitantes, em virtude da transformação social porque passará, a praticar essa lei sublime, reflexo da Divindade.

[…] 

Amados irmãos, aproveitai dessas lições; é difícil o praticá-las, porém, a alma colhe delas imenso bem. Crede-me, fazei o sublime esforço que vos peço: “Amai-vos” e vereis a Terra em breve transformada num Paraíso onde as almas dos justos virão repousar. 

Fénelon. (Bordeaux, 1861.)

NB [1]: VIEIRA, W; XAVIER, F. C. Conduta espírita. Pelo Espírito André Luiz. 32. ed. 13. imp. Brasília: FEB, 2022.

NB [2]: KARDEC, A. O evangelho segundo o Espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro. 131. ed. 16. imp. Brasília: FEB, 2022.


Opções de privacidade