Home > FEB > Reformador 140 anos | De 1883 a 2023

Reformador 140 anos | De 1883 a 2023

Recorte da página do periódico Reformador, editado pela Federação Espírita Brasileira. Na imagem está o título em caixa alta REFORMADOR, ano 1, número 1, janeiro de 1883.

Há 140 anos era lançado o periódico Reformador — Órgão Evolucionista. A primeira edição veio para completar o quadro de imprensa espírita estabelecida no país desde o ano de 1869. O número 1, ano 1, foi impresso no dia 21 de janeiro de 1883 no ateliê do fotógrafo e jornalista, Augusto Elias da Silva, que se utilizou de recursos próprios para imprimir e distribuir a produção em formato de jornal com quatro páginas. 

Um marco para a história do Espiritismo no Brasil, a redação desde seu lançamento até o ano de 1888 situava-se na rua da Carioca, 120, 2º andar, Rio de Janeiro, no ateliê de Augusto Elias, onde também residia com sua família. No mesmo endereço, no ano seguinte, Elias se uniu a outros confrades na fundação da Federação Espírita Brasileira, incorporando a publicação anos mais tarde ao seu material de divulgação. 

Indispensável recurso de pesquisa doutrinária e histórica. Ao longo do tempo, foram publicados artigos, entrevistas, biografias, colunas escritas por centenas de colaboradores sobre diversos aspectos da Doutrina dos Espíritos. Apenas o Diário Oficial da União e o Reformador continuam a figurar como únicos veículos de comunicação que nunca tiveram sua tiragem interrompida no país.

E para reverenciar os 140 anos de seu lançamento, a Federação Espírita Brasileira apresenta quinzenalmente nas redes sociais oficiais o especial #Reformador140anos, com curiosidades, fotografias, artigos e comentários de diversas épocas, registrado nas páginas do Reformador

Todas as edições do #ReformadorDigital — de 1883 a 2021 — estão disponíveis gratuitamente pelo site: https://febmidia.com/revista_reformador


Opções de privacidade