Home > FEB > Reformador 140 anos | Braille

Reformador 140 anos | Braille

Na edição de junho de 1938, o Reformador trouxe uma mensagem psicografada por Chico Xavier, transmitida por Engracia Ferreira, direcionada à sua sobrinha, Julia Amorim. Engracia desencarnou em 21 de abril de 1937, tendo sido uma trabalhadora da seara espírita dedicada à tradução em braille das obras de Kardec para o público cego. O Braile ou Braille é um sistema de escrita tátil desenvolvido para permitir a leitura e escrita em papel relevo para pessoas cegas ou com baixa visão. 

Durante a psicografia, Chico para o uso do lápis e solicita uma pena (método antigo de escrita em tinta). Lhe oferecem uma caneta-tinteiro, que é recusada, mas usada ao final para poder realizar uma escrita marcada por pingos. Ao final de duas horas, fez-se entender que se tratava do alfabeto em braille, impresso nas páginas do Reformador. 

Todas as edições do #ReformadorDigital — de 1883 a 2021 — estão disponíveis gratuitamente pelo site: https://febmidia.com/revista_reformador

Indispensável recurso de pesquisa doutrinária e histórica, o periódico Reformador foi criado em 1883 pelo jornalista Augusto Elias, fundador da FEB. Em 140 anos, já foram publicados artigos, entrevistas, biografias, colunas escritas por centenas de colaboradores sobre diversos aspectos da Doutrina dos Espíritos. 

Acompanhe quinzenalmente as publicações na hashtag #Reformador140anos nas redes sociais da FEB.


Opções de privacidade