Home > FEB > Além da Tela | O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo

Além da Tela | O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo

Ilustração de uma sala de cinema, com poltronas vermelhas e uma tela com projeção de um filme, seguido do logotipo FEB Cinema, composto por um símbolo de play dentro de um frame antigo de película com a palavra FEB Cinema, sigla para Federação Espírita Brasileira. No rodapé centralizado está uma caixa visual vermelha levemente transparente com um texto em branco, separado por título, subtítulo e assinatura. O título diz

“Bem-aventurados os que choram, 
porque eles serão consolados;”
— Jesus. (Mateus 5:4)

Um menino se acha perdido e parte em busca do seu lar. No meio do caminho, vai reunindo coragem à medida que soma amizade com outros três diferentes seres: um cavalo, uma raposa e uma toupeira. Quatro personagens tão distintos quanto suas espécies, juntos para descobrir os valores do bem. Esta é a história base de O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo, trajetória que veio da literatura para as telas e que nos traz boas reflexões sobre nosso mundo, nossas relações e sobre nós mesmos.

Durante nossa estada terrena é comum ouvirmos relatos como este, de uma busca infinita por algo que se julga inalcançável: um lar, um amor, a felicidade. No entanto, o Evangelho de Jesus nos ajuda a perceber que a alegria está no mais simples e pode ser distribuída em nossas ações diárias. Para nos auxiliar nesta compreensão, recordemos as palavras de Meimei, do livro Amizade [1]: “Organiza as tuas prateleiras de bondade e serve esperança e coragem aos que te busquem apoio”. 

KARDEC [2]: “Aquele que se acha bem compenetrado de seu destino futuro não vê na vida corporal mais do que uma estação temporária, uma como parada momentânea em péssima hospedaria. Facilmente se consola de alguns aborrecimentos passageiros de uma viagem que o levará a tanto melhor posição, quanto melhor tenha cuidado dos preparativos para empreendê-la […]”. Um bom filme a todos.

Serviço

O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo (2022)
Temáticas: Encontros, amizade, união
Diretores: Peter Baynton e Charlie Mackesy
Livre | Animação | 34min
Disponível na Apple Tv

NB [1]: XAVIER, F. C. Amizade. Pelo Espírito Meimei. Brasília: FEB; São Paulo: IDEAL, 2022.
NB [2]: KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 93. ed. 8. imp. Brasília: FEB, 2019. 


Opções de privacidade