Home > FEB > Além da Tela | Pantera Negra: Wakanda para sempre

Além da Tela | Pantera Negra: Wakanda para sempre

Ilustração de uma sala de cinema, com poltronas vermelhas e uma tela com projeção de um filme, seguido do logotipo FEB Cinema, composto por um símbolo de play dentro de um frame antigo de película com a palavra FEB Cinema, sigla para Federação Espírita Brasileira. No rodapé centralizado está uma caixa visual vermelha levemente transparente com um texto em branco, separado por título, subtítulo e assinatura. O título diz

O Pantera Negra T’Challa, o rei de Wakanda, se foi e deixou como legado sua determinação e fé diante dos desafios. Agora, o reino é comandado por sua mãe Ramonda enquanto sua irmã Suri sofre com a sua partida repentina. Pantera Negra: Wakanda para sempre se desenvolve sobre o domínio da tecnologia capaz de recriar sinteticamente a erva do coração, único meio de trazer a figura do Pantera Negra de volta para proteger a todos. Enquanto isso, a humanidade olha para os minérios de Wakanda, o Vibranium, com cobiça, fazendo o que é possível para dominá-lo. 

Determinação é uma palavra-chave desta nova narrativa em Wakanda. Seja pela liderança, representada na figura da rainha ou ainda pela nova perspectiva que rodeia Suri usando seu manto. O luto percorre todas as cenas, marcado pela saudade ou pela sensação de segurança que os ancestrais trazem. Nos voltamos, então, a resposta para a questão 936 de O livro dos espíritos: “O Espírito é sensível à lembrança e às saudades dos que lhe eram caros na Terra, mas uma dor incessante e desarrazoada o toca penosamente, porque, nessa dor excessiva, ele vê falta de fé no futuro e de confiança em Deus e, por conseguinte, um obstáculo ao adiantamento dos que o choram e talvez à sua reunião com estes”.

A respeito da forte presença feminina neste filme, trazemos a reflexão sobre a igualdade dos direitos do homem e da mulher presente em O livro dos espíritos a partir da questão 817, quando os Espíritos Superiores apresentam que “a emancipação da mulher acompanha o progresso da civilização”. Afinal, “Não outorgou Deus a ambos a inteligência do bem e do mal e a faculdade de progredir?”. Que este filme seja uma possibilidade de reflexão acerca do papel da comunidade, dos povos, dos homens, mulheres, de todos nós.

Questão 821 de O livro dos espíritos [1]
As funções a que a mulher é destinada pela natureza terão importância tão grande quanto as deferidas ao homem?
“Sim, maior até. É ela quem lhe dá as primeiras noções da vida.”

Serviço

Pantera Negra: Wakanda para sempre (2022)
Temáticas: Luto, povos, união, empoderamento feminino
Elenco: Letitia Wright, Lupita Nyong’o, Julia Louis-Dreyfus
12 | Ação e Aventura | 2h41min
Disponível na Disney +


NB [1]: KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 93. ed. 8. imp. Brasília: FEB, 2019.


Opções de privacidade