Home > FEB > Você sabia? | Todos iguais

Você sabia? | Todos iguais

Ilustração. A imagem é dividida em duas camadas. Na camada superior há duas mãos formando uma concha, segurando um fragmento de papel com uma frase escrita que diz: “Deus vos criou a todos simples e ignorantes;”. Fora do fragmento de papel, na outra camada da imagem, está escrito a continuação do mesmo trecho: “tratai de avançar em passo tão seguro quanto possível. Isto depende de vós: jamais Deus recusa graça a quem lha pede de boa-fé

“Deus vos criou a todos simples e ignorantes; tratai de avançar em passo tão seguro quanto possível. Isto depende de vós: jamais Deus recusa graça a quem lha pede de boa-fé.”
— Hippolyte Fortoul.

 

A edição de outubro de 1862 da Revista Espírita [1] apresenta, por meio do médium Sr. C… as palavras de Hyppolyte Fortoul sobre a justiça divina, o livre-arbítrio e a equidade no caminho da evolução: 

“Todos os estados podem igualmente vos conduzir à meta desejada, se vos conduzirdes conforme o caminho da justiça e se não dobrardes a consciência à vontade dos vossos caprichos. No entanto há estados nos quais é mais difícil progredir que em outros; assim, Deus levará em conta aqueles que, tendo aceitado como prova uma posição ambígua, tiverem percorrido sem reagir esse caminho perigoso ou, pelo menos, tiverem feito todos os esforços humanamente possíveis para se reerguerem”.

Semanalmente uma curiosidade doutrinária para o nosso aprendizado. 

Nos acompanhe!

NB [1]: KARDEC, Allan. Revista Espírita: Jornal de Estudos Psicológicos. ano 5, out. 1862. Dissertações espíritas: espiritismo e o espírito maligno. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 5. ed. 1. imp. Brasília: FEB, 2014.


Opções de privacidade