Home > FEB > Reformador 140 | Léon Denis

Reformador 140 | Léon Denis

Ilustração de uma carta escrita em cima de um retrato do busto de Léon Denis, homem com cerca de 80 anos, barba branca longa e terno.

Léon Denis, um dos expoentes divulgadores da Doutrina dos Espíritos no mundo, atuando como conferencista, autor de diversas obras. No campo filosófico, durante suas publicações, estreitou laços com a Federação Espírita Brasileira, permitindo a tradução e impressão de seus livros com o selo FEB. Em 1901 é indicado como sócio distinto e presidente honorário da FEB, tornando-se representante da Casa de Ismael na Europa. 

No cinquentenário de sua desencarnação, o Reformador, edição 1.777, ano 95, de abril de 1977, publicou a matéria “Léon Denis, Apóstolo do Espiritismo”. São trechos dos últimos momentos de sua biografia, realizados por Gaston Luce, originalmente impressos na Revue Spirite de maio de 1927.  

“Sua vida estava por um sopro apenas e esse sopro já não era mais que um estentor. […] Seus olhos, constantemente abertos, pareciam fixar um só ponto do espaço. Que via ele? que ouvia? Em seu semblante, a perfeita serenidade se estampava. […] Dominava o aposento um silêncio cheio de mistério do Além. Léon Denis nos deixara. Estava concluída sua missão nesse mundo”. 

Todas as edições do #ReformadorDigital — de 1883 a 2021 — estão disponíveis gratuitamente pelo site: https://febmidia.com/revista_reformador

Indispensável recurso de pesquisa doutrinária e histórica, o periódico Reformador foi criado em 1883 pelo jornalista Augusto Elias, fundador da FEB. Em 140 anos, já foram publicados artigos, entrevistas, biografias, colunas escritas por centenas de colaboradores sobre diversos aspectos da Doutrina dos Espíritos. 

Acompanhe quinzenalmente as publicações na hashtag #Reformador140anos nas redes sociais da FEB. 


Opções de privacidade