Home > FEB > Liga Brasileira de Esperanto visita FEB em Brasília

Liga Brasileira de Esperanto visita FEB em Brasília

A Federação Espírita Brasileira recebeu nesta quinta-feira, 13 de julho, a visita dos representantes da Liga Brasileira de Esperanto. O vice-presidente da FEB, Geraldo Campetti, recepcionou o presidente da Liga, José Querino Neto, acompanhado pela vice-presidente, Izabel Andrade, e pela secretária Léia Maia. 

O Esperanto é uma língua neutra, criada em 1887 por Lázaro Zamenhof (Ludwik Lejzer Zamenhof, 1859-1917), com o propósito de se tornar uma linguagem universal, sem fronteiras, com elementos de todos os outros idiomas.

Liga Brasileira de Esperanto

Fundada em 1907, a Liga é uma importante divulgadora do Esperanto no Brasil e no exterior, mantendo como missão congregar as associações estaduais e os esperantistas individuais do país, sem distinção de nacionalidade, sexo, religião ou partidarismo. Estabelece ainda relações com instituições não esperantistas, mas que divulgam o Esperanto em suas atividades.

Em sua divulgação, a Liga realiza diversas ações como a publicação da revista Brazila Esperantisto; conta com livraria com obras em e sobre o esperanto; mantém em sua sede, em Brasília, a Biblioteca Carlos Domingues, detentora do maior acervo esperantista da América; realiza intermediação de assinatura de revistas e jornais esperantistas de várias partes do mundo e realiza todos os anos o Congresso Brasileiro de Esperanto. 

FEB e o Esperanto

Diariamente, nas redes oficiais da FEB, é possível acompanhar a mensagem do dia Palavras de Luz com leitura em português e esperanto, com tradução de Affonso Soares, nas vozes de Elaine Kapp e Geraldo Campetti. Assim como a FEB e as Federativas Estaduais, diversas casas espíritas ofertam o curso de esperanto gratuitamente aos seus frequentadores. 

Em Reformador, atualmente a coluna Esflorando o Evangelho pelo Espírito Emmanuel é disponibilizada também em Esperanto. O programa Espiritismo ontem hoje — no ar todas as quintas —, aborda o Esperanto, sempre na quarta semana de cada mês. Há ainda o programa Frata Espero, todo quarto domingo do mês, transmitido pelo Sistema Deus Conosco de Comunicação e retransmitido por mais 20 parceiros.


Opções de privacidade