Home > FEB > Momento FEB | Direitos autorais

Momento FEB | Direitos autorais

Fotografia de um homem de pele bege clara, cabelos grisalhos, usando camisa azul escura e óculos de grau, olhando para frente e sorrindo. Ao lado está um texto que diz:

Você sabe o que são direitos autorais? No ar o nosso Momento FEB, um espaço pra gente conversar sobre temas atuais à luz do Espiritismo.

Este é o ramo do Direito que assegura ao autor os direitos morais e materiais sobre sua criação intelectual. Quem é o autor? É aquele que faz uma obra, que pode ser literária, artística, científica… Enfim. A Lei de Direitos Autorais foi criada para colocar limites no uso indiscriminado dessas criações por terceiros.

Vídeos, livros, filmes, áudios com temática espírita são divulgados indevidamente em grupos de whatsapp, e em outras redes sociais, sem as devidas autorizações. Enquanto isso, vários profissionais dedicados na produção dessas obras são desvalorizados pela cópia ilegal, dificultando a realização de novos projetos. 

Adquirir um livro, um CD, DVD, assistir a um filme nos cinemas ou demais canais, além de seguir os caminhos legais, auxilia as casas espíritas no desempenho de suas atividades que demandam tempo, pessoas e recursos financeiros. 

Se você deseja reproduzir um trecho de um livro, mesmo que seja sem fins lucrativos, a editora que detém os seus direitos deve ser informada, a fim de autorizar formalmente a ação. 

Após autorização, é possível publicar, seja em formato impresso ou digital, trechos, frases e ensinamentos! Basta divulgar a fonte completa, de onde você retirou aquela informação. No caso de um livro, citar o nome do autor, o título da obra e a editora que a publicou. Muitas vezes a gente esquece desses detalhes tão importantes

Auxiliando na premissa básica de divulgação do Evangelho e do Espiritismo, a FEB disponibiliza gratuitamente em seu site diversos materiais, como as obras básicas, alem de toda a Revista Espírita do período de Kardec, acervo histórico de Reformador, opúsculos e vasto material informativo, pronto para leitura ou compartilhamento aos interessados. 

Caso você ainda tenha dúvidas sobre este tema, confira na aba Campanhas do site FEBnet.org.br a cartilha: Direitos Autorais – Conheça, Entenda, Divulgue! Proteja os direitos autorais e seja um parceiro na divulgação do Espiritismo. 

E você já tinha ouvido falar sobre direitos autorais? E a partir de agora, como você pode colaborar em sua proteção? 


Opções de privacidade