Home > Colunista > O cântico das bem-aventuranças!

O cântico das bem-aventuranças!

@geraldocampetti

 

O Sermão da Montanha, também conhecido como o Sermão do Monte ou o Cântico das Bem-Aventuranças, é uma das passagens mais icônicas do Novo Testamento e uma parte fundamental do ensinamento de Jesus Cristo no Cristianismo. Este discurso é encontrado nos Evangelhos de Mateus, capítulos 5 a 7, e Lucas, capítulo 6, e contém uma série de ensinamentos e princípios morais que têm influenciado profundamente a ética e a espiritualidade cristãs ao longo dos séculos.

O Sermão da Montanha é um conjunto de instruções e bênçãos proferidas por Jesus durante o seu ministério na região da Galileia. Ele é considerado um guia para uma vida piedosa e moral, abordando questões como a humildade, a misericórdia, a justiça e o amor ao próximo. É um chamado à pureza e à retidão de coração.

No contexto histórico, o Sermão da Montanha foi pregado por Jesus para seus discípulos e outras pessoas que se reuniram para ouvi-lo no Monte das Beatitudes ou das Bem-Aventuranças, próximo ao Mar da Galileia. [No Velho Testamento (Números 34:11; Josué 13:27), o Mar da Galileia é chamado de Kinneret e deriva da palavra Kinnor, que no hebraico significa harpa, porque seu formato natural se assemelha à forma de uma harpa ou lira cristã. Ainda recebe as denominações de Lago de Tiberíades e de Lago de Genesaré ou Guinossar.] Era uma época em que a sociedade estava cheia de desigualdades, conflitos e injustiças, e as palavras de Jesus desafiaram as normas culturais da época, instando as pessoas a viverem de maneira diferente.

Cada bem-aventurança no Sermão da Montanha aborda uma qualidade ou atitude desejável, como a pobreza de espírito, o luto, a mansidão, a fome e sede de justiça, a misericórdia, a pureza de coração, a busca pela paz e a disposição de sofrer perseguição por causa da justiça. Cada uma dessas bem-aventuranças enfatiza a importância de viver de acordo com os princípios de Jesus e promete recompensas espirituais.

A atualidade dos ensinamentos no Sermão da Montanha é notável. As lições de Jesus sobre compaixão, perdão, amor ao próximo e a busca da justiça continuam a ser relevantes na sociedade contemporânea. Eles oferecem um guia para enfrentar desafios éticos e morais, promovendo uma vida de paz, compreensão e empatia em um mundo frequentemente marcado por conflitos, egoísmo e desigualdades.

Em resumo, o Sermão da Montanha é uma das passagens mais significativas da Bíblia, que oferece orientação espiritual e moral para os cristãos. Ele foi pregado por Jesus em um contexto de desigualdade e injustiça, e as bem-aventuranças destacam a importância de qualidades como humildade, misericórdia e justiça. Esses ensinamentos têm uma aplicação atemporal em nossas vidas, incentivando-nos a buscar um caminho de amor, compaixão e justiça em nosso dia a dia.

Na perspectiva espírita, as Bem-Aventuranças que encabeçam o Sermão do Monte são interpretadas como uma série de virtudes interconectadas, começando com a humildade como a principal delas. Essas virtudes se acumulam à medida que progredimos espiritualmente, formando um caminho de crescimento interior. Além disso, enfatizam a importância da compreensão da vida futura para uma apreciação completa dos ensinamentos de Jesus. A vida após a morte é fundamental para entender o propósito mais profundo por trás das Bem-Aventuranças e das lições de Cristo, fornecendo um contexto espiritual mais amplo que lança luz sobre a evolução contínua da alma. Sem essa perspectiva, muitos aspectos dos ensinamentos de Jesus podem permanecer incompreendidos e subestimados. Portanto, a visão espírita enriquece o entendimento das Bem-Aventuranças, ligando virtudes e vida futura como elementos essenciais para a compreensão plena dos ensinamentos de Jesus.

 

Assista o Vídeo no Instagram 

 


Opções de privacidade