Home > Efemérides > Desencarnação de Eurípedes Barsanulfo | 1º de novembro de 1918

Desencarnação de Eurípedes Barsanulfo | 1º de novembro de 1918

Ilustração. Ao fundo, em tons de amarelo, um céu com muitas nuvens e um prédio antigo, sobrepondo a imagem está o desenho de um homem. O prédio em questão é o Colégio Allan Kardec, primeira escola espírita do Brasil e o homem é Eurípedes Barsanulfo, seu fundador. O desenho de Eurípedes está em preto e branco, mas é possível notar que a cor de sua pele é bege clara e que ele tem cabelo e bigode preto e usa terno e gravata borboleta da mesma cor. Na tela aparece ainda, o nome “Eurípedes Barsanulfo” e sua data de desencarnação “1°/11/1918”. No rodapé, no canto direito, aparece o logo FEB, sigla de Federação Espírita Brasileira.

Eurípedes Barsanulfo (1º de maio de 1880, Sacramento-MG, 1º de novembro de 1918, Sacramento-MG) foi um educador, político e jornalista, além de destacar-se no trabalho como médium. Durante mais de 12 anos foi presidente do Grupo Espírita Esperança e Caridade, por ele fundado. 

Como dependência desse Grupo surgiu, em 2 de abril de 1907, o Colégio Allan Kardec — a primeira escola espírita do Brasil, até hoje de portas abertas —,  onde se oferecia educação gratuita para crianças e órfãos sem condições de arcar com as despesas educacionais, chegando a matricular cerca de duzentos alunos.

Homem que não temia difundir as verdades que professava, foi a encarnação do verdadeiro espírita. Fiel discípulo de Jesus, era o console e o amparo de todos aqueles que o procuravam, e a todos dispensava indistintamente o mesmo acolhimento, o mesmo amor. 

Manteve durante 15 anos uma farmácia para aliviar as dores e diminuir o sofrimento de seus semelhantes, sendo os mais vulneráveis isentos do pagamento de receitas. Desencarnou aos 38 anos, vítima da Gripe Espanhola, no dia 1º de novembro de 1918. 

Leia mais sobre sua história: Biografia de Eurípedes Barsanulfo.

Assista ao episódio da websérie Biografias na FEBtv com a participação de José Luiz com o tema Eurípedes Barsanulfo: o apóstolo da caridade

 

Confira ainda a animação da FEBtv  A visão de Eurípedes Barsanulfo:


Opções de privacidade