Home > FEB > Você sabia? | Melodia

Você sabia? | Melodia

Ilustração. Ao fundo uma fotografia desfocada, com um livro de partitura aberto com um ramo de margaridas brancas no primeiro plano. A imagem possui um título que diz:

O que é melodia? 

“Para ti muitas vezes é uma lembrança da vida passada; teu Espírito recorda aquilo que entreviu num mundo melhor. No planeta em que habito – Júpiter – há melodia em toda parte: no murmúrio da água, no crepitar das folhas, no canto do vento; as flores sussurram e cantam; tudo torna os sons melodiosos.”

— Mozart. 

Apresentada por um dos assinantes da Revista Espírita e posteriormente publicada na edição de maio de 1858 do periódico, sob o título Conversas familiares de além-túmulo, Kardec pontua sobre a concordância entre as respostas obtidas neste diálogo com as inscritas em O livro dos espíritos. Chama atenção aos leitores sobre a analogia a fim de que cada um possa tirar as conclusões sobre o seu trabalho na codificação. 

KARDEC: “Aqueles, pois, que pudessem ainda pensar que as respostas às nossas perguntas são um reflexo de nossas opiniões pessoais, por aí verão se nessa ocasião pudemos exercer uma influência qualquer. Felicitamos as pessoas por meio das quais essas entrevistas foram obtidas, bem como a maneira por que as perguntas foram elaboradas. Apesar de certas falhas que revelam a inexperiência dos interlocutores, em geral são formuladas com ordem, clareza e precisão, e de modo algum se afastam da linha de seriedade, condição essencial para se obter boas comunicações. Os Espíritos elevados dirigem-se às pessoas sérias que de boa-fé desejam ser esclarecidas; os Espíritos levianos divertem-se com as pessoas frívolas”. 

Semanalmente uma curiosidade doutrinária para o nosso aprendizado. 

Nos acompanhe!

NB [1]: KARDEC, Allan. Revista Espírita: Jornal de Estudos Psicológicos. ano 1, mai. 1858. Conversas familiares de além-túmulo: Mozart. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 5. ed. 1. imp. Brasília: FEB, 2014. 


Opções de privacidade