Home > FEB > Você sabia? | O ser espiritual

Você sabia? | O ser espiritual

Ilustração. Em um fundo colorido na cor rosa, com pequenos pontos brilhantes e uma intensa luz branca, há duas mãos em formato de concha. Dentro delas há uma pequena versão do que aparenta ser o planeta Terra, em uma pequena circunferência que preenche perfeitamente o espaço das mãos. A imagem possui um título que diz:

“Por isso, o que se chama de vida o Espiritismo vê como uma existência, ou seja, um instante dentro da real vida do Espírito imortal.”

— Leonardo Machado  [1].

Esse argumento é traçado no livro Transtornos psiquiátricos: um olhar médico-espírita de Leonardo Machado que aborda a perspectiva da Doutrina Espírita em relação à natureza do ser humano e sua saúde. O autor destaca que as escolhas feitas pelo indivíduo têm impacto na manifestação de sua saúde ou doença. O texto menciona que o homem, criado por Deus, possui um elemento divino em sua constituição, mas as perturbações que afetam a essência espiritual da criatura podem se manifestar em sintomas de doença: “Dessa maneira, as perturbações que afetam a essência espiritual da criatura, aqui considerada como a própria individualidade, vão se exteriorizar, mais cedo ou mais tarde, em sintomas doentios. Do mesmo modo, o bem-estar que permeia o interior de cada indivíduo surgirá, oportunamente, em saúde total.”

A abordagem didática do autor diferencia entre saúde total, quando o corpo e Espírito gozam de saúde, e saúde parcial, onde o corpo ou o Espírito podem estar doentes. O texto também destaca que aparentes paradoxos na saúde, como pessoas em paz passando por doenças, são resultados de uma visão limitada da existência, uma vez que o Espiritismo considera a vida como uma existência dentro da real vida do Espírito imortal.

Semanalmente uma curiosidade doutrinária para o nosso aprendizado. 

Nos acompanhe!

NB [1]: MACHADO, L. Transtornos psiquiátricos: um olhar médico-espírita. 1. ed. 1. imp. Brasília: FEB, 2019. cap. 1, p. 25. O ser espiritual.


Opções de privacidade