Home > Efemérides > Lançamento de O céu e o inferno, quarta obra da Codificação da Doutrina Espírita | 1º de agosto de 1865

Lançamento de O céu e o inferno, quarta obra da Codificação da Doutrina Espírita | 1º de agosto de 1865

Ilustração em tons de laranja com imagens de nuvens brancas ao fundo, à esquerda está a imagem da obra O céu e o inferno de Allan Kardec. No texto está escrito: “Lançamento 1º de agosto de 1865 - O céu e o inferno”. No rodapé aparece o logo FEB, sigla de Federação Espírita Brasileira.

A obra O céu e o inferno teve seu lançamento no mercado editorial parisiense em 1º de agosto de 1865. O quarto livro da Codificação da Doutrina Espírita preparado por Allan Kardec, tem como objetivo explicar a Justiça de Deus à luz do Espiritismo, baseado no conteúdo introduzido em O livro dos espíritos.

Esta obra nos demonstra a imortalidade do Espírito e a condição que ele poderá usufruir no Mundo Espiritual, como consequência de seus próprios atos. Divide-se em duas partes, sendo a primeira parte Doutrina e a segunda Exemplos. 

Na primeira parte, Doutrina, Kardec estabelece um exame comparado das doutrinas religiosas sobre a vida após a morte. Mostra fatos – como a morte de crianças, seres nascidos com deformações, acidentes coletivos – e uma gama de problemas que só a imortalidade da alma e a reencarnação explicam satisfatoriamente. No trecho, Kardec procura elucidar temas como anjos, céu, demônios, inferno, penas eternas, purgatório, temor da morte, a proibição mosaica sobre a evocação dos mortos, entre outros, apresentando a explicação espírita contrária à doutrina das penas eternas. 

A segunda parte, Exemplos, resultante de um trabalho prático, reúne modelos acerca da situação da alma durante e após a desencarnação. São depoimentos de criminosos arrependidos, de espíritos endurecidos, de espíritos felizes, medianos, sofredores, suicidas e em expiação terrestre. 

“O Universo é um vasto canteiro de obras; uns demolem, outros constroem; cada um talha sua pedra para o novo edifício, cujo plano definitivo é prerrogativa do Grande Arquiteto e cuja economia só será compreensível quando suas formas começarem a delinear-se acima da superfície do solo”. 

Prefácio

KARDEC, Allan. O céu e o inferno. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. Brasília: FEB, 2013.  

A gênese e O céu e o inferno: alterações feitas por Kardec

Confira a íntegra da entrevista realizada com os pesquisadores Adair Ribeiro Jr., Carlos Seth Bastos e Luciana Farias pela revista Reformador (Ano 140, nº 2.317, abril de 2022), sobre alterações feitas por Kardec nas obras A gênese e O céu e o inferno: clique aqui.

Faça o download da obra completa no link: O céu e o inferno

O livro pode ainda ser adquirido no site febeditora.com.br


Opções de privacidade