Home > FEB > Os Pacificadores | Mahatma Gandhi

Os Pacificadores | Mahatma Gandhi

“Seja a mudança que você quer ver no mundo.”

Mohandas Karamchand Gandhi foi um líder espiritual e pacifista conhecido como Mahatma (em sânscrito “grande alma”) Gandhi. Nasceu em 2 de outubro de 1869 na Índia, vivendo no país até o fim da adolescência, de onde saiu para estudar Direito, em Londres. Retornou ao país natal em 1891, onde tornou-se membro do Supremo Tribunal de Bombaim. Mudou-se para a África do Sul no ano de 1893 para trabalhar como advogado, atuando em defesa da minoria do povo hindu que vivia neste país lutando por direitos iguais. Gandhi é reconhecido pelo modo único de agir ao defender formas pacíficas de protesto, como passeatas, retiros espirituais e jejuns. É considerado ícone ahimsa, termo do sânscrito que se refere ao princípio ético-religioso que consiste em não cometer violência contra outros seres.

Atuou na Índia em diversas campanhas como a realizada em 1914 onde promoveu a paz entre hindus e muçulmanos que viviam até então em conflito. Também foi uma das principais figuras do processo de independência do país, defendendo a criação de um estado autônomo livre do domínio britânico. Conscientizou o povo da necessidade de reagir pregando a igualdade, o não uso de álcool ou droga, a unidade do povo, a igualdade com as mulheres. No início de 1948 Gandhi sofreu um atentado a bomba. Ninguém ficou ferido, mas no dia 30 de janeiro deste mesmo ano seria assassinado por um radical hindu que o culpava pelo enfraquecimento do governo.

Apesar de ser indicado cinco vezes, entre 1937 e 1948, Gandhi nunca foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz. Décadas depois, no entanto, o erro foi reconhecido pelo comitê organizador do Nobel, representado pelo secretário Geir Lundestad que disse: “Gandhi poderia ficar sem o Prêmio Nobel, mas a questão é se o comitê do Nobel pode ficar sem Gandhi.”

Em momentos que nos pedem reflexão, oração e sentimento de paz, lembramos com carinho a exposição Os Pacificadores, que retratou os caminhos de vitórias e lutas de alguns dos grandes apóstolos da paz Universal, produzida pela FEB e reproduzida em diversos estados.

Acompanhe todas as publicações

Os Pacificadores – Pela Paz no mundo | 27/2/22
https://www.febnet.org.br/portal/2022/02/27/os-pacificadores-pela-paz-no-mundo/

A paz começa em mim | 25/2/22
https://www.febnet.org.br/portal/2022/02/25/a-paz-no-mundo-comeca-em-mim/


Opções de privacidade