Home > FEB > Além da Tela | Avatar

Além da Tela | Avatar

No ano de 2154, na lua Pandora, enquanto cientistas promovem a pesquisas para busca e extração de minérios, os habitantes locais, Na’Vi, – tidos como silvícolas –, podem ser afetados. Neste cenário, Jake (Sam Worthington), ex-fuzileiro naval que se tornou paraplégico, se vê convocado a assumir um posto no projeto Avatar, onde ele será inserido em uma conexão neural em corpos sintéticos de um Na’Vi. Em conflito constante, Jake encontra conforto no convívio com os habitantes de Pandora, a partir de sua amizade com Neytiri (Zoë Saldaña), pertencente a um clã local. No entanto, o chefe do projeto tem outros objetivos, organizar uma armada militar para a retirada da comunidade e recolher uma fortuna em minérios. 

Avatar (Disney, 2009) é um filme de ação e aventura que traz dilemas encontrados em nosso cotidiano. A princípio a personagem Jake mostra apenas egoísmo e raiva sobre sua deficiência física e vê, em sua transformação em Avatar, a possibilidade de andar novamente. Neytiri é o símbolo da paz, personagem que convive em equilíbrio com sua comunidade e com a natureza. O encontro dos dois nos revela a possibilidade de mudança, da reforma íntima, mesmo naqueles indivíduos amargurados por suas perdas. 

Aspectos em Avatar nos remetem ao estudo da relação corpo e espírito, à pluralidade dos mundos habitados, conforme vemos na Revista Espírita (KARDEC, 1858) [1] e também no livro A Caminho da Luz (XAVIER, 2016)[2], com relação à adaptação do corpo em diferentes atmosferas Lembremos, assim, a pergunta 196-a em O livro dos espíritos[3]:

 

196-a. É o corpo que influi sobre o Espírito 
para que este se melhore, ou é o Espírito que influi sobre o corpo?

“Teu Espírito é tudo;
teu corpo é uma veste que apodrece: eis tudo.”

 

Estreia Avatar 2 nos cinemas em 16 de dezembro. Junte a família e aproveite a nossa dica do mês do Além da Tela!

Serviço
Avatar (Disney, 2009)
Elenco: Zoë Saldaña, Sam Worthington, Sigourney Weaver e Michelle Rodriguez 
Direção, Produção e Roteiro: James Cameron
Classificação indicativa 10 anos | Ação e Aventura | 2h41m 
Disponível na Disney + 

—-
[1] NB: KARDEC, Allan. Pluralidade dos Mundos. Revista Espírita – Jornal de Estudos Psicológicos. França: Ano I, Ed. 3, Março 1858. Disponível em https://www.febnet.org.br/ba/file/Downlivros/revistaespirita/Revista1858.pdf 
[2] NB: XAVIER, Francisco Cândido. A Caminho da Luz. Pelo espírito Emmanuel. 38. ed. 5. imp. Brasília: FEB, 2016, cap. 3, p. 27-33.
[3] NB: KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 4. ed. 10. imp. Brasília: FEB, 2021.


Opções de privacidade