Home > FEB > Além da Tela: A lista de Schindler

Além da Tela: A lista de Schindler

Ilustração de uma sala de cinema, com poltronas azuis no rodapé da imagem, fundo preto em degrade subindo para o alaranjado com o logotipo central: Além da Tela e o seguinte texto abaixo: Dicas de Filmes e Séries com um olhar doutrinário. Sugestão do Mês: A lista de Schindler. No rodapé está inserido o logo FEB, sigla de Federação Espírita Brasileira.
  1. Durante uma batalha, há Espíritos que sustentam
    e amparam cada um das forças contrárias?

“Sim, e que estimulam sua coragem.”
O livros dos espíritos[1]

 

Oskar Schindler é um empresário alemão com diversos contatos no alto escalão nazista. O ano é 1939. Durante a Segunda Guerra, Schindler enriqueceu contratando judeus perseguidos para trabalharem em suas fábricas por um baixo custo. Quando o cerco nazista aos judeus se fecha, a ordem foi enviar todos para os campos de concentração. Oskar e seu contador Itzhak Stern traçam um plano arriscado: montar uma lista com a maior quantidade possível de pessoas para salvá-las. 

A história de Schindler durante o período da Segunda Guerra Mundial nos traz reflexões sobre desafios, livre-arbítrio e expiação. Se por um lado tirou proveito da servidão imposta aos judeus por alguns anos, enriquecendo e aumentando seu círculo de influência na sociedade nazista alemã, por outro, percebendo este poder, pode auxiliar na sobrevivência de mais de mil pessoas. Na obra A gênese, Kardec nos apresenta no trecho sobre o bem e o mal que a dicotomia está presente em nossas ações, e que pelo livre-arbítrio somos capazes de sobressair e nos transformar. 

[…] Deus, cheio de bondade, pôs o remédio ao lado do mal, isto é, faz que do próprio mal saia o bem. […] Quando toma melhor caminho, é por sua vontade e porque reconheceu os inconvenientes do outro. A necessidade, pois, o constrange a melhorar-se moralmente, para ser mais feliz, do mesmo modo que o constrangeu a melhorar as condições materiais da sua existência. 
A gênese[2]

No trecho anterior, Kardec ressalta que os males mais numerosos são os que o homem cria pelos seus vícios, efeito de seu orgulho, egoísmo, ambição, ou seja, de seus excessos. “Aí a causa das guerras e das calamidades que estas acarretam, das dissensões, das injustiças, da opressão do fraco pelo forte, da maior parte, afinal, das enfermidades”. Reflitamos, buscando caminhos de paz e equilíbrio no auxílio ao próximo. Um bom filme a todos. 

Serviço

A lista de Schindler (1994)
Elenco: Liam Neeson e Ben Kingsley 
14 | Biografia | Drama | 195 min. 
Disponível para alugar na Google Play Filmes e Prime Video


NB [1]: KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 4. ed. Brasília: FEB, 2021. 
NB [2]:  KARDEC, Allan. A gênese. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. Brasília: FEB, 2013. Capítulo 3, item 6 e 7.  


Opções de privacidade