Home > FEB > A História do Congresso Espírita Mundial

A História do Congresso Espírita Mundial

O próximo Congresso Espírita Mundial 2022 está chegando. Nos dias 14, 15 e 16 de outubro será possível acompanhar online a 10ª edição do evento. Com o tema “A transformação interior”, os três dias de atividades contam com a participação de vários representantes do Movimento Espírita, incluindo Divaldo Franco, Jorge Elarrat, Richard Buono, Edwin Bravo e Jussara Korngold.

Inicialmente, a cidade de Nice, na França, por meio da União Espírita Francesa e Francófona, foi escolhida durante a Assembleia Geral do Conselho Espírita Internacional (CEI) em 2019 para sediar a edição de 2022. No entanto, vários percalços foram percorridos ao longo de dois anos de pandemia, o que facilitou o entendimento para a realização do evento em 2022 contar com programação 100% online. 

História

Realizado a cada três anos em diferentes países ao redor do mundo, o Congresso Espírita Mundial começou sua história em 1989, quando durante o 1º Congresso Internacional de Espiritismo, realizado em Brasília pela Federação Espírita Brasileira, uma comitiva de dirigentes espíritas de vários países se reuniram para propor um organismo internacional. 

Em 1992 foi criado o Conselho Espírita Internacional (CEI), órgão mundial, sem fins lucrativos, que resulta da união entre as entidades representativas do Movimento Espírita em cada país. Após a criação do CEI foi deliberada a primeira edição do Congresso Espírita Mundial, em 1995, na cidade de Brasília, Brasil.  

Na última década, o Congresso Espírita Mundial esteve em Valencia (Espanha) no ano de 2010 para a 6ª edição, com a liderança da Federação Espírita Espanhola. A 7ª edição ocorreu em Havana (Cuba) no ano de 2013 por meio da Sociedade Amor e Caridade Universal. Em Lisboa (Portugal), por meio da Federação Espírita Portuguesa, no ano de 2016 para a sua 8ª edição. 

Em 2019, o Conselho Espírita do México foi o responsável pelo 9° Congresso Espírita Mundial, realizado na Cidade do México. Com o tema principal “Edificando o Homem Espiritual do Futuro”, representantes de mais de 30 países estiveram presentes.  O presidente da Federação Espírita Brasileira, Jorge Godinho, foi um dos palestrantes e abordou a temática  “A Transição Planetária Começa em Mim”.

Agende-se

14, 15 e 16 de outubro de 2022
10º Congresso Espírita Mundial
Transmissão nos canais do youtube do CEI, USFF e FEBtv.
Acesse a programação completa clicando aqui.
Acompanhe mais detalhes na última nota informativa sobre o evento clicando aqui.


Opções de privacidade