Home > Efemérides > Nascimento de Anália Franco | 1º de fevereiro de 1853

Nascimento de Anália Franco | 1º de fevereiro de 1853

Ilustração em tons de laranja com a imagem de uma mulher à frente, uma flor branca no canto direito e com um texto à direita. A mulher é Anália Franco, com cerca de 60 anos, roupas e cabelos ao estilo da década de 1800. O texto diz:

Anália Emília Franco (1º de fevereiro de 1856, Resende-RJ, 20 de janeiro de 1919, São Paulo) foi professora, jornalista, poetisa e filantropa brasileira. Ao longo da vida fundou mais de 60 escolas, orfanatos, além de uma instituição de auxílio a mulheres e à região, atuando em diferentes cidades no interior de São Paulo e Rio de Janeiro.

Aos cinco anos, seus pais se mudaram para São Paulo. Aos doze anos, já auxiliava sua mãe no magistério, colaborando em diversos colégios, nas cidades de Guaratinguetá e Jacareí e no arraial Minas, Município de Dois Córregos. Mais tarde, ingressou na Escola Nacional Secundária, de São Paulo, diplomou-se professora. 

Em 1901, inaugurou a Associação Feminina Beneficente e Instrutiva do Estado de São Paulo, com o objetivo de amparar, instruir e educar as crianças pobres e indigentes da capital paulista, sem qualquer distinção de crença. Anália esteve na presidência da Associação desde a fundação até a sua desencarnação em 1919. 

“O mais sagrado de todos os interesses sociais é a educação popular e é por isso que os espíritos verdadeiramente humanitários consideram esta missão como um dos poderosos meios de fazer o bem.
— Anália Franco

WANTUIL, Z. Grandes Espíritas do Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: FEB. 

Realizou vasta produção de obras didáticas como, por exemplo, o “Manual das Mães”, para o 2º. Ano elementar 1ª. Série, fascículos 1º. E 2º; “Lições aos Pequeninos”; “Manual Para as Creches e Escolas Maternais”; “Noções de Geografia Elementar”; “Brevíssimo Resumo de Aritmética”, “Primeiras Lições Para as Escolas Maternais”, dois fascículos; “Quartas Lições Para as Escolas Maternais”, 3 fascículos; etc. 

São também de sua autoria os opúsculos “As Preleções de Jesus”, escrito em 1901, e que vale por um tratado moral‐filosófico; “O Regulamento das Escolas Maternais”; “O Ensino Popular em São Paulo”, entrevista ao jornal “Jaú Moderno”; “Programa para a fundação de Escolas Maternais e Regime Interno do Asilo Creche”; e o folheto espírita: “Habilitação à Assistência das Sessões de Espiritismo”, com perguntas e respostas, elaborado em 1912, por ela e seu marido, e reeditado em 1924 e 1932.

Leia mais sobre sua história: Biografia de Anália Franco.

Galeria

Clique na imagem para ampliar.

Assista a websérie Biografias na FEBtv com apresentação de Sheila Costa sobre a vida e obra de Anália Franco.


Opções de privacidade