Home > Efemérides > Dia Nacional do Espiritismo | 18 de abril

Dia Nacional do Espiritismo | 18 de abril

“O Espiritismo é uma ciência que trata da Natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.”
Allan Kardec [1].

O lançamento de O livro dos espíritos, em 18 de abril de 1857, marca o início da divulgação da Doutrina Espírita no mundo. São 167 anos de história que, a partir de 2023, entrou para o calendário comemorativo oficial do Brasil com a lei nº 14.354, publicada em 31 de maio de 2022 no Diário Oficial da União, decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidência da república. 

O Espiritismo é o conjunto de princípios e leis revelados pelos Espíritos Superiores à Allan Kardec no século XIX, organizados nas obras conhecidas como Codificação: O livro dos espíritos (1857), O livro dos médiuns (1861), O evangelho segundo o Espiritismo (1864), O céu e o inferno (1865) e A gênese (1868). Completam os materiais preparados por Kardec a Revista Espírita (1858-1869), O que é Espiritismo? (1859) e Obras Póstumas (1890) – o último lançado após sua desencarnação. 

Sobre prudência, razão e fé, destaca-se a reflexão a seguir, colhida da obra O evangelho segundo o Espiritismo[2]: 

“Cada coisa deve vir a seu tempo; a semente lançada à terra, fora da estação, não germina. Mas o que a prudência manda calar, momentaneamente, cedo ou tarde será descoberto, porque, chegados a certo grau de desenvolvimento, os homens procuram por si mesmos a luz viva; a obscuridade lhes pesa. Tendo-lhes Deus outorgado a inteligência para compreenderem e se guiarem por entre as coisas da Terra e do Céu, eles querem raciocinar sobre sua fé. É então que não se deve pôr a candeia debaixo do alqueire, visto que, sem a luz da razão, a fé se enfraquece.” 

Assista novamente a websérie Espiritismo – 165 anos Esclarecendo e Consolando. Organizado em cinco episódios, o programa apresenta a partir de uma perspectiva histórica os diferentes aspectos do Espiritismo. 

Conheça e Divulgue

Clique aqui e faça o download gratuito das obras básicas de Allan Kardec e do acervo do século XIX da Revista Espírita. Os livros também podem ser adquiridos no site febeditora.com.br 

Galeria

Clique na imagem para ampliar.

NB [1]: KARDEC, Allan. O que é o Espiritismo? 56. ed. Brasília: FEB, 2019. Preâmbulo.
NB [2]: KARDEC, Allan. O evangelho segundo o Espiritismo. 2. ed. Brasília: FEB, 2021. Capítulo 24, item 4.


Opções de privacidade