Home > Efemérides > Nascimento de Manuel Quintão | 28 de maio de 1874

Nascimento de Manuel Quintão | 28 de maio de 1874

Ilustração em tons de sépia com a imagem de um homem à frente e um prédio antigo atrás, com um texto abaixo. O homem é Manuel Justiniano de Freitas Quintão, cerca de 60 anos. O texto diz:

Manuel Justiniano de Freitas Quintão (28 de maio de 1874, Rio de Janeiro, 16 de dezembro de 1954, Rio de Janeiro) foi jornalista e escritor. Patrono da cadeira nº 6 da Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro, escreveu publicações doutrinárias e diversos artigos. Esteve por 44 anos na Federação Espírita Brasileira, ocupando a presidência nos anos 1915, 1918, 1919 e 1929. 

“Aliás, da minha passagem ao Além, nascido na obscuridade e na obscuridade transitando, não desejo mais do que um eco suficiente para atrair uma prece, um pensamento de paz, uma rajada de luz dos meus irmãos que ficam.”
— Manuel Quintão. 

No ano de 1939, Quintão deixou por escrito uma carta em um envelope. Nela, continha uma biografia a próprio punho e uma solicitação que esta fosse publicada no Reformador após sua desencarnação, o que ocorreu na edição de janeiro de 1955. Clique aqui e confira na íntegra no #ReformadorDigital.

Ao longo dos anos, manteve contato direto com Francisco Cândido Xavier, em Pedro Leopoldo (MG), história apresentada no episódio #14 FEB Origens – Manuel Quintão e Chico Xavier, do programa Espiritismo ontem e hoje, apresentado por Geraldo Campetti com a participação de Marta Antunes, Samuel Magalhães e Jorge Brito:


Opções de privacidade