Home > FEB > Pelo direito de nascer

Pelo direito de nascer

Desenho com pintura da palma de duas mãos de criança e um coração no meio.

“[…] De todos os institutos sociais existentes na Terra, 
a família é o mais importante, 
do ponto de vista dos alicerces morais que regem a vida.”
Emmanuel [1]

A evolução do homem neste plano pode ser respondida a partir da leitura de O livro dos espíritos [2]. Na obra, é possível encontrar perguntas referentes tanto ao campo moral da sociedade, quanto ao físico até o espiritual. Mesmo com a mudança dos séculos, o tema aborto continua tão relevante quanto na época da edição das questões propostas por Allan Kardec aos Espíritos Superiores. 

Vez ou outra, quando o debate volta ao campo social, voltamos à reflexão das questões 358 e 359, no que compete a vida do embrião, mas também sobre a vida da mãe: 

— Questão 358. Constitui crime a provocação do aborto, em qualquer período da gestação?

“Há crime sempre que transgredis a Lei de Deus. Uma mãe, ou quem quer que seja, cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento, pois isso impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando.”

O aborto quando provocado trata-se de uma transgressão à lei de Deus e afeta diretamente a evolução de todos os envolvidos na ação — o embrião perde a oportunidade de cumprir com o propósito da encarnação, enquanto a equipe que auxiliou o aborto pode tornar mais penosa a sua situação futura, em outro estágio encarnatório.

— Questão 359. Dado o caso que o nascimento da criança pusesse em perigo a vida da mãe dela, haverá crime em sacrificar-se a primeira para salvar a segunda?

“Preferível é se sacrifique o ser que ainda não existe a sacrificar-se o que já existe.”

Nem todo o aborto é provocado por vontade da mãe. Muitos abortos podem também ocorrer de forma natural, como parte da história daquelas pessoas. É necessário entendermos todos os casos e acolher as mães em desespero para que o aborto não seja a única saída dos problemas vivenciados em sua jornada.

Valorização da Vida

O respeito à vida tem sido objeto de trabalho ativo da Federação Espírita Brasileira que desde 1994 implantou a Campanha Em Defesa da Vida. Conheça os opúsculos e compartilhe conhecimento sobre os temas: aborto, drogas, eutanásia, suicídio, violência e violência animal. Acompanhe o site https://valorizcaodavida.febnet.org.br/

Clique aqui e baixe gratuitamente o opúsculo Em defesa da Vida. Aborto, diga não!

 

NB [1]: XAVIER. F.C. Vida e Sexo. Pelo Espírito Emmanuel. Brasília: FEB. 

NB [2]: KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 93. ed. 8. imp. Brasília: FEB, 2019. Disponível em: https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/07/WEB-Livro-dos-Esp%C3%ADritos-Guillon-1.pdf


Opções de privacidade