Home > FEB > Reformador 140 anos | Santos Dumont

Reformador 140 anos | Santos Dumont

“Vencer o espaço com a velocidade de uma bala de artilharia , em um motor que sirva para conduzir o homem; eis o grande problema que será resolvido dentro de pouco tempo. […] O missionário que traz esse aperfeiçoamento à Terra, já se acha entre vós”. 

Assim começa a comunicação do Espírito Estevam Montgolfier, recebida no dia 30 de julho de 1876, pelo médium Ernesto Castro. À época, Alberto Santos Dumont contava três anos de vida. Trinta anos depois, em 12 de novembro de 1906, o 14-bis saltou do chão aos céus de Paris, se tornando um marco na história da aviação mundial.   

Publicado pela primeira vez na edição n. 15, ano 1, em Reformador de agosto de 1883, a carta menciona a possibilidade futura da invenção do que, para nós na atualidade, é uma rotina: o avião. Em 1903, Dumont recebeu uma cópia da edição e uma carta do então presidente da FEB, Leopoldo Cirne:

“Guardai, pois, este jornal ao menos como uma afetuosa e espontânea recordação dos vossos irmãos espíritas do Brasil […]. E crede sempre nos cordiais e fraternos sentimentos dos vossos sinceros irmãos em Jesus”.

Todas as edições do #ReformadorDigital — de 1883 a 2021 — estão disponíveis gratuitamente pelo site: https://febmidia.com/revista_reformador

Indispensável recurso de pesquisa doutrinária e histórica, o periódico Reformador foi criado em 1883 pelo jornalista Augusto Elias, fundador da FEB. Em 140 anos, já foram publicados artigos, entrevistas, biografias, colunas escritas por centenas de colaboradores sobre diversos aspectos da Doutrina dos Espíritos. 

Acompanhe quinzenalmente as publicações na hashtag #Reformador140anos nas redes sociais da FEB.


Opções de privacidade