Home > Colunista > Brasil, coração do mundo, pátria do Evangelho

Brasil, coração do mundo, pátria do Evangelho

  Geraldo Campetti Sobrinho

    Expressão que ecoa nos corações sensíveis à Espiritualidade – Brasil, coração do mundo, pátria do Evangelho – traz consigo um chamado profundo e uma responsabilidade que transcende fronteiras e credos. Escrita por Humberto de Campos e psicografada por Francisco Cândido Xavier, essa obra convoca a reflexões íntimas e ações conscientes.

    Na essência dessa expressão, encontramos a semente de um convite universal: ser o “coração do mundo”. Não se trata de mera colocação geográfica, mas da disposição de irradiar o amor e a luz do Evangelho em todas as direções. Cada indivíduo, em sua singularidade, carrega consigo a capacidade de tornar-se um canal de paz, solidariedade e compreensão, expandindo esses sentimentos a todos os cantos da Terra.

    A missão de ser a “pátria do Evangelho” é uma convocação profunda para que, em nosso país, floresçam os valores da fraternidade e da generosidade. Isso não significa arrogância espiritual, mas sim um convite a vivenciar, de maneira genuína, os ensinamentos de amor e caridade, disseminados por Jesus. Nesse sentido, a pátria transcende fronteiras políticas e habita no coração de cada indivíduo que escolhe trilhar esse caminho de luz.

    A grandiosidade do propósito espiritual inclui todos, indistintamente. A transformação não está apenas na dimensão coletiva, mas principalmente no âmbito individual. A mensagem de Humberto de Campos e a psicografia de Francisco Cândido Xavier ressoam com a lembrança de que cada um de nós é um elo nesse plano divino. A concretização dessa visão começa com uma escolha pessoal, um compromisso sincero de vivenciar tais princípios no dia a dia.

    Assim, como um chamado a acordar para nossa essência espiritual, a expressão “Brasil, coração do mundo, pátria do Evangelho” nos recorda que essa missão é uma dádiva e uma responsabilidade, a exigirem persistente serviço de evangelização. Cada gesto de bondade, cada palavra de consolo e cada ato de compaixão contribuem para a materialização do desafiador plano, idealizado sob inspiração de Jesus. Na atualidade, somos convidados e convocados a manifestações vivas desses valores, guiados pela luz do Evangelho, em prol de um mundo mais justo e amoroso.

Fonte: XAVIER, Francisco Cândido. Brasil, coração do mundo, pátria do evangelho. Pelo Espírito Humberto de Campos. 34. ed. 18. imp. Brasília: FEB, 2022.


Opções de privacidade