Home > FEB > Momento FEB | Tragédias coletivas

Momento FEB | Tragédias coletivas

Fotografia de um homem de pele bege clara, cabelos grisalhos, usando camisa azul escura e óculos de grau, olhando para frente e sorrindo. Ao lado está um texto que diz:

Por que as tragédias coletivas ainda acontecem? Vamos juntos em nosso Momento FEB, um espaço pra gente conversar sobre temas atuais à luz do Espiritismo.

Os Espíritos esclarecem que os flagelos destruidores são enviados para que possamos progredir mais depressa. Ocorrem com mais frequência do que gostaríamos, mas, claro, no tempo necessário. Aceleram o passo do que poderia acontecer em séculos para ocorrer em anos. 

Em O livro dos espíritos, na Questão 740, temos outra revelação: “Os flagelos são provas que dão ao homem ocasião de exercitar a sua inteligência, de demonstrar sua paciência e resignação ante a vontade de Deus e que lhe oferecem ensejo de manifestar seus sentimentos de abnegação, de desinteresse e de amor ao próximo, se o não domina o egoísmo.”

A este respeito, Léon Denis em O problema do Ser do Destino e da Dor, explica que “as existências interrompidas prematuramente por causa de acidentes chegaram ao seu termo previsto”. 

Neste momento em que o planeta passa pela transição de expiações e provas para um mundo de regeneração, acompanhamos desafios como estes ocorrendo aqui e acolá. Lembremos que nada fica sem resposta, sem uma razão e um porquê. 

As Leis de Ação e Reação, de Progresso, de Evolução nos relembram de modo firme sobre os resgates, débitos, livre-arbítrio e causa e efeito. Mas tenhamos condolências com o sofrimento dos que ficam e busquemos sempre demonstrar solidariedade e respeito, confortando-os com a certeza de que os mortos vivem! 

Nas tragédias coletivas somos colocados em teste, individual e em grupo. Embora desencarnando no mesmo processo, cada Espírito passa por uma dor, um desafio e um sentimento distinto, fruto de seus atos e escolhas nas múltiplas existências. 

As provas que vivenciamos nos permitem praticar a resignação, a resiliência, a paciência, além da solidariedade, fortalecendo os laços e o amor entre os irmãos. 

E você, o que tem feito para auxiliar seus irmãos?


Opções de privacidade