Home > FEB > Além da Tela | Kardec: A História por Trás do Nome

Além da Tela | Kardec: A História por Trás do Nome

Ilustração de uma sala de cinema, com poltronas vermelhas e uma tela com projeção de um filme, seguido do logotipo FEB Cinema, composto por um símbolo de play dentro de um frame antigo de película com a palavra FEB Cinema, sigla para Federação Espírita Brasileira. No rodapé, centralizada, está uma caixa visual vermelha levemente transparente com um texto em branco, separado por título, subtítulo e assinatura. O título diz

“Como vedes, senhores, não faltam pedras no meu caminho; passo por elas, mesmo sobre as maiores. Se se conhecesse a verdadeira causa de certas antipatias e de certos afastamentos, muitas surpresas se apresentariam”.
— Allan Kardec. [1]

A jornada de preparação da obra O livro dos espíritos e as dificuldades impostas pela sociedade do século 19 são o plano de fundo da cinebiografia Kardec – A história por trás do nome. Somos  guiados por Paris, onde acompanhamos o começo e o decorrer desta história que contempla estudos, ciência, Espiritismo, os desafios, as superações e o amor à Doutrina.

O educador francês e membro da sociedade científica de Paris, Hippolyte Léon Denizard Rivail, e sua esposa Amélie-Gabrielle Boudet, estão juntos no ideal de edificar o que viria a ser conhecida como a Terceira Revelação, a verdade por trás do véu da encarnação. Para isso, enfrentam desafios como o embate das ideias vigentes e a perspectiva da vida no porvir. 

Em um dos discursos pronunciados nas reuniões gerais dos espíritas de Lyon e Bordeaux, transcritos na obra Viagem espírita em 1862 e outras viagens de Kardec, o codificador resume essas adversidades: 

“Se toda essa gente quisesse se colocar, ao menos por um instante, em uma posição extraterrena e ver as coisas um pouco mais do alto, compreenderia o quanto é pueril o que a preocupa e não se admiraria da pouca importância que a tudo isso dão os verdadeiros espíritas. É que o Espiritismo abre horizontes tão vastos, que a vida corporal, tão curta e tão efêmera, se apaga com todas as suas vaidades e suas pequenas intrigas, ante o infinito da vida espiritual”. 

Um bom filme a todos. 

Serviço

Kardec: A história por trás do nome (2019)
Temática: espiritismo, doutrina espírita, dedicação
Direção: Wagner de Assis
12 | Drama/religioso | 1h50min
Disponível para assinantes Netflix

NB [1]: KARDEC, Allan. Viagem espírita em 1862 e outras viagens de Kardec. Tradução Evandro Noleto Bezerra. 3. ed. IPT. Brasília: FEB, 2022. Cap.1, p. 39.


Opções de privacidade