Home > FEB > Momento FEB | Intolerância religiosa

Momento FEB | Intolerância religiosa

Fotografia de um homem de pele bege clara, cabelos grisalhos, usando camisa branca e óculos de grau, olhando para frente e sorrindo. Ao lado está um texto que diz:

Você respeita a crença de seu semelhante? Está começando o Momento FEB, um espaço pra gente conversar sobre temas atuais à luz do Espiritismo.

Achar que o meu é melhor que o seu já nos distancia da prática do Evangelho e das lições deixadas pelos espíritos de que aos olhos de Deus todos somos iguais. Orgulho! Este sentimento nos trava o ato de olhar para o outro com sensibilidade, amor, respeito, com o carinho com que devemos olhar para um irmão.

Não compreender as diferenças, acreditando que a nossa religião é melhor que as outras, não nos torna mais cristãos, ao contrário, nos faz intolerantes. Mas praticar os preceitos aprendidos em nossa crença, seja ela qual for, respeitando e trabalhando essas diferenças, nos torna bem mais próximos daquilo que estudamos ou pregamos. 

Exercitemos, pois, o máximo da caridade, do amor e do cuidado na empatia com o outro. Para nós, espíritas, a caridade, palavra-chave que nos norteia, é exercida também neste olhar de respeito sobre as diversas crenças. 

É saber que estamos todos juntos em torno da fraternidade universal, e quanto mais unidos estivermos na troca de ideias e saberes, tendo nossa fé como farol, mais fortes estaremos para enfrentar as batalhas da vida. 

Como nos ensina O evangelho segundo o espiritismo: “a cada ato de intolerância, sempre se disse: Se o Cristianismo fosse mais bem compreendido e mais bem praticado, isso não se daria”. 

Vivenciemos o que pregamos. Sigamos o Cristo, nosso modelo e Guia, que com todos conviveu sem perguntar a qual religião seguiam. Apenas os amou. Lembremos, por fim, diariamente do que nos diz o Espírito da Verdade: “amai-vos, uns aos outros”. 

E você, qual a sua atitude ao perceber um ato de intolerância religiosa?


Opções de privacidade