Home > FEB > Reformador 140 anos | Finados

Reformador 140 anos | Finados

Recorte do periódico Reformador, edição 1 de novembro de 1900. Na imagem é possível ler o nome do periódico em letras maiores, seguido do subtítulo escrito no acordo ortográfico do século 19, que diz:

“D’onde provém o culto que, em todos os tempos, prestaram os povos, por assim dizer, de todas as latitudes à memória dos denominados mortos?”

Assim começa a reflexão sugerida no editorial em Reformador da primeira quinzena de novembro de 1900. A partir do título “Comemoração dos mortos” , o artigo apresenta o olhar do Espiritismo sobre a data, uma homenagem que está presente em quase todo o planeta, em dias alternados — sendo no Brasil realizada no dia 2 de novembro. 

“Os seres caros que nos precederam ou venham a nos preceder nessa interminada jornada, em que idênticas alternativas se repetem sem cessar, já não estão excluídos de nosso afeto, fora do alcance de nossas preces. […] O espaço infinito é o campo de sua incessante atividade. Ali haurem eles novas energias e conhecimentos das leis morais, e, não tão raro, atraídos pelos nosso pensamento, estão ao nosso lado, partilhando de nossos afetuosos sentimentos e nos amparando nos desfalecimentos da fé…”

Todas as edições do #ReformadorDigital — de 1883 a 2021 — estão disponíveis gratuitamente pelo site: https://febmidia.com/revista_reformador

Indispensável recurso de pesquisa doutrinária e histórica, o periódico Reformador foi criado em 1883 pelo jornalista Augusto Elias, fundador da FEB. Em 140 anos, já foram publicados artigos, entrevistas, biografias, colunas escritas por centenas de colaboradores sobre diversos aspectos da Doutrina dos Espíritos. 

Acompanhe quinzenalmente as publicações na hashtag #Reformador140anos nas redes sociais da FEB.


Opções de privacidade