Home > FEB > Momento FEB | Racismo

Momento FEB | Racismo

Fotografia de um homem de pele bege clara, cabelos grisalhos, usando camisa verde neon e óculos de grau, olhando para frente e sorrindo. Ao lado está um texto que diz:

Como combater o racismo no nosso dia a dia? Está no ar nosso Momento FEB, um espaço pra gente conversar sobre temas atuais à luz do Espiritismo.

O tríplice aspecto — filosofia, ciência e religião — é a base da Doutrina dos Espíritos. Isto significa que o Espiritismo acompanha o desenvolvimento científico e moral de cada época. 

Uma posição assertiva defende que não basta ser contra o racismo, é preciso ser antirracista… Nas nossas atitudes, no dia a dia, com os semelhantes, enfim, com todos. A reforma íntima é nossa aliada neste desafio. 

É praticando o verdadeiro amor, combatendo o racismo estrutural, promovendo o respeito e enxergando os pontos que já foram superados em nossa sociedade — a partir da ótica da ciência, da ética e da moral —, que conseguiremos evoluir com base nos exemplos do nosso modelo maior, o nosso amado Cristo. 

Conforme nos lembram os Espíritos Superiores em O livro dos espíritos: “A mais meritória das virtudes é aquela que se assenta na mais desinteressada caridade”. 

Na diversidade encontramos a unidade e a necessidade do respeito ao próximo. O pensamento preconceituoso de superioridade de uns sobre outros ou para com os outros deve ser erradicado do paradigma social. 

Não é porque somos diferentes em nossas manifestações e condições que vamos tratar o outro como se ele fosse inferior. 

Antes de reagir, um convite à reflexão: 

O que eu estou fazendo no meu dia a dia para combater o racismo: na família, no trabalho, na casa espírita e na comunidade? 


Opções de privacidade