Home > Efemérides > Nascimento de Léon Denis | 1º de janeiro de 1846

Nascimento de Léon Denis | 1º de janeiro de 1846

Ilustração com a imagem de um homem em um fundo com tons preto e laranja, com escritas à esquerda e uma caneta de pena à direita com um texto abaixo. O homem é Léon Denis, com cerca de 50 anos, roupas e cabelos ao estilo do século 19. O texto diz:

Léon Denis (1º de janeiro de 1846, França, 12 de abril de 1927, França) foi um escritor, pesquisador e palestrante espírita entre o final do século 19 e o início do século 20. Autodidata, completou o curso primário aos 12 anos, tendo contato com a Doutrina Espírita aos 18 anos por meio da leitura de O livro dos espíritos, de Allan Kardec. Esta obra o tornou um defensor e divulgador do Espiritismo. 

Entre um momento e outro de pausa no trabalho, Denis se aprofundava na leitura de grandes obras da filosofia de sua época, ampliando o campo de visão. Não se furtava da oportunidade de conhecer lugares novos e se conectar com as pessoas. 

“Todos os grandes ensinamentos concordam neste ponto: É na vida íntima, no desabrochar de nossas potências, de nossas faculdades, de nossas virtudes, que está o manancial das felicidades futuras.”
— Léon Denis
DENIS, L. O problema do ser, do destino e da dor. 32. ed. 15. imp. Brasília: FEB, 2022. Cap. 20, p. 289. A vontade.

A partir do ano de 1882 passa a realizar pequenas conferências. Ao final deste ano, recebe as primeiras comunicações de seu mentor espiritual, Jerônimo de Praga. O caminho estava aberto para a realização de obras com grande valor doutrinário como, por exemplo, O porquê da vida (1885); Depois da morte (1889); Cristianismo e espiritismo (1898); No invisível (1903); O problema do ser, do destino e da dor (1908); O grande enigma (1911); Joana d’Arc, médium (1912).

No dia 18 de outubro de 1897, Léon Denis enviou à Federação Espírita Brasileira uma carta concedendo os direitos para tradução e impressão em português de suas obras Depois da morte e O porquê da vida, estreitando laços com a Federação Espírita Brasileira. Em 1901 foi nomeado sócio distinto e presidente honorário, tornando-se representante da Casa de Ismael na Europa.

Leia mais sobre sua história: Biografia de Léon Denis.

Galeria

Clique na imagem para ampliar.

Assista a websérie Biografias na FEBtv com apresentação do vice-presidente da FEB, Geraldo Campetti sobre a vida de Léon Denis.


Opções de privacidade