Home > FEB > Momento FEB | Guerras

Momento FEB | Guerras

Fotografia de um homem de pele bege clara, cabelos grisalhos, usando camisa azul clara e óculos de grau, olhando para frente e sorrindo. Ao lado está um texto que diz:

O que o Espiritismo tem a contribuir para entender melhor as guerras? O debate sobre elas é tema do Momento FEB, nosso espaço de diálogo da atualidade e o Espiritismo.

 

Allan Kardec, o codificador do Espiritismo, tratou deste importante assunto na Questão 742 de O livro dos espíritos: Qual a causa que leva o homem à guerra?

A resposta foi clara: — Predominância da natureza animal sobre a espiritual e satisfação das paixões. No estado de barbárie os povos só conhecem o direito do mais forte, e é por isso que a guerra, para eles, é um estado normal.

À luz do estudo das Leis Morais contidas em O livro dos espíritos, somos trazidos à realidade das ações e consequências de nossos atos em sociedade. Nos lembra a leitura da obra que ninguém tem direito a atentar contra a vida do seu semelhante, constituindo esta ação um crime perante as leis divinas.

Agir em guerra contra o irmão é, portanto, agir contra a Lei de Deus. Mas, inferiores que ainda somos, nos deixamos corromper pelas paixões, egoísmo e pelo ódio, pelas lutas por territórios, por religiões, riquezas e posses. 

Aqui na Terra ainda estamos dando os primeiros passos. Já nos mundos superiores ao nosso as guerras são desconhecidas, uma vez que nenhum irmão pensa em causar danos aos seus semelhantes. Seguindo a lei de amor, de justiça e de caridade, a Humanidade entrará em progresso, conquistando os ideais de fraternidade e solidariedade ensinados pelo Cristo.

E você, como tem contribuído para a paz em sua família, no seu ambiente de trabalho, na sociedade?


Opções de privacidade