Home > FEB > Você sabia? | O joio e o trigo

Você sabia? | O joio e o trigo

Ilustração. Ao fundo está uma fotografia de um campo de trigo durante o dia, com uma mão segurando um ramo. A imagem possui um título que diz:

“Em verdade vos digo que o orgulhoso é semelhante ao joio que abafa o bom grão. Aquele dentre vós que acredita valer mais que seu irmão e que disso se vangloria, é insensato; sábio, porém, é o que trabalha por si mesmo, como o humilde em seu campo, sem se envaidecer de sua obra.”
— São Luís [1].

São Luís, por intermédio da senhorita Dufaux, apresenta uma parábola sobre a importância da humildade em tudo o que semeamos. Publicada na Revista Espírita de maio de 1858, o texto traz os signos do joio e do trigo, sendo o primeiro uma referência ao orgulho presente nos homens: “Entretanto, o joio crescia no campo do homem soberbo e sufocava o trigo, enquanto o dono se vangloriava de sua fecundidade, olhando com ar de piedade os esforços silenciosos do humilde.”

Semanalmente uma curiosidade doutrinária para o nosso aprendizado. 
Nos acompanhe!


NB [1]: KARDEC, Allan. Revista Espírita: Jornal de Estudos Psicológicos. ano 1, mai. 1858. O Orgulho (dissertação moral ditada por São Luís à senhorita Ermance Dufaux). Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 5. ed. 1. imp. Brasília: FEB, 2014.


Opções de privacidade