Home > FEB > Você sabia? | Como irmãos

Você sabia? | Como irmãos

Ilustração. No primeiro plano da imagem há a fotografia de dois homens. Ambos usam camisa social em tons de azul claro e permanecem sorrindo enquanto se abraçam. A imagem contém um título que diz:

“Se nos prendemos à lei de talião, somos obrigados a reconhecer que onde existe um assassino haverá, mais tarde, um homem que necessita ser assassinado; com a Lei do Amor, porém, compreendemos que o verdugo e a vítima são dois irmãos, filhos de um mesmo Pai. Basta que ambos sintam isso para que a fraternidade divina afaste os fantasmas do escândalo e do sofrimento.”

— Humberto de Campos [1]

Kardec apresenta questão similar em O livro dos espíritos [2]. Vejamos a pergunta 764: “Disse Jesus: Quem matou com a espada, pela espada perecerá. Estas palavras não consagram a pena de talião e, assim, a morte dada ao assassino não constitui uma aplicação dessa pena?”

De pronto, os Espíritos Superiores alertam: “Tomai cuidado! Muito vos tendes enganado a respeito dessas palavras, como acerca de outras. A pena de talião é a Justiça de Deus. É Deus quem a aplica. Todos vós sofreis essa pena a cada instante, pois que sois punidos naquilo em que haveis pecado, nesta existência ou em outra. Aquele que foi causa do sofrimento para seus semelhantes virá a achar-se numa condição em que sofrerá o que tenha feito sofrer. Este o sentido das palavras de Jesus. Não vos disse Ele também: Perdoai aos vossos inimigos? E não vos ensinou a pedir a Deus que vos perdoe as ofensas como houverdes vós mesmos perdoado, isto é, na mesma proporção em que houverdes perdoado, compreendei-o bem?” 

Semanalmente uma curiosidade doutrinária para o nosso aprendizado. 

Nos acompanhe!

NB [1]: XAVIER, F.C. Boa nova. Pelo Espírito Humberto de Campos. 37. ed. Brasília: FEB, 2019.   cap. 14. A lição a Nicodemos.

NB [2]: KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 93. ed. 8. imp. Brasília: FEB, 2019. 


Opções de privacidade