Home > FEB > Momento FEB | Adulteração de obras espíritas

Momento FEB | Adulteração de obras espíritas

Fotografia de um homem de pele bege clara, cabelos grisalhos, usando camisa azul clara e óculos de grau, olhando para frente e sorrindo. Ao lado está um texto que diz:

Adulteração de obras espíritas pela FEB? Venha conosco entender mais sobre o tema em nosso Momento FEB, um espaço pra gente conversar sobre temas atuais à luz do Espiritismo.

De tempos em tempos, alguns nos questionam sobre possíveis adulterações das obras, baseadas em boatos, criados sem fundamento, tanto no campo da tradução, quanto na obra em si. 

Um exemplo são as obras psicografadas por Chico Xavier. O trabalho das equipes na FEB no cotejamento das últimas edições com as primeiras ou as consideradas edições definitivas é intenso e constante. Nos mostra cuidado, a fim de que a mensagem de Jesus à luz do Espiritismo possa chegar, consolar e esclarecer, cada vez mais, às pessoas. 

A nossa língua é viva, está em constante transformação. Como de praxe, no processo da produção de livros, revisões são realizadas para eventuais atualizações ortográficas e possíveis correções gramaticais e semânticas, objetivando a clareza da legibilidade textual. 

Este trabalho de revisão nunca deve interferir no estilo e no conteúdo autoral, desfigurando ou alterando sua originalidade. Elaboramos, ainda, notas explicativas, quando necessário, inseridas nos rodapés da página, ou ao final do capítulo ou da obra, e publicadas em edições seguintes. Enfatizamos que não há interferência no texto original oriundo da Espiritualidade. 

A seriedade e o comprometimento na divulgação do Espiritismo são premissas básicas para os trabalhos na Federação Espírita Brasileira. Os livros são patrimônio imortal, oferecidos pela FEB à Humanidade. 

A política editorial é transparente, sem intervenções do personalismo humano. Está disponível em nosso portal para que todos possam acompanhar, em febnet.org.br, menu Divulgação, item Editora

Ainda em dúvida? Acesse em nosso portal febnet.org.br, no menu A FEB, em seguida em Notas Oficiais, informações detalhadas sobre o assunto.   

E você, como contribui para o trabalho sério de divulgação da nossa Doutrina?


Opções de privacidade