Home > Efemérides > Nascimento de Francisco Cândido Xavier | 2 de abril de 1910

Nascimento de Francisco Cândido Xavier | 2 de abril de 1910

Francisco Cândido Xavier (2 de abril de 1910, Pedro Leopoldo-MG, 30 de junho de 2002, Uberaba-MG), ou Chico Xavier, é conhecido como um dos expoentes da Doutrina Espírita, tendo desenvolvido diversos trabalhos de caridade com um exemplar exercício da mediunidade. Um exemplo de amor e abnegação.

Durante sua infância em Pedro Leopoldo (MG), Chico Xavier passou por diferentes provações, mas também por grandes ensinamentos que o acompanharam em toda a sua história, como a paciência, resiliência e a humildade. No ano de 1927, funda na cidade, junto com outras pessoas, o Centro Espírita Luiz Gonzaga. Em 1932, aos 21 anos, entrega a FEB seu primeiro trabalho como psicógrafo, a obra Parnaso de além-túmulo

Dos quatro empregos em que esteve em 32 anos, trabalhou também na Escola Modelo do Ministério da Agricultura, em Pedro Leopoldo, até 1959, quando se transferiu para Uberaba. Chico sempre se sustentou com seu modesto salário, não onerando a ninguém. Aposentou-se como datilógrafo subordinado ao Ministério da Agricultura.

Em seus 92 anos de vida, inspirou a criação de diversas casas de apoio, creches e escolas em todo o país. Seu legado inclui cartas e mensagens de amor e caridade, que o alçaram a uma das figuras mais representativas do povo brasileiro.

De personalidade bondosa, se dedicou ao auxílio aos mais necessitados. O trabalho em benefício do próximo possibilitou ao médium a indicação, por mais de 10 milhões de pessoas, ao Prêmio Nobel da Paz de 1981. No ano de 2012, Chico foi eleito “O maior brasileiro de todos os tempos”, em evento realizado pelo SBT.

Psicografou mais de 400 obras, o que resultou em um acervo de diversos gêneros de literatura, tais como poemas e poesias, contos e crônicas, romances, obras de caráter científico, filosófico e religioso. 

Leia mais sobre sua história: Biografia de Francisco Cândido Xavier.

Galeria

Clique na imagem para ampliar.

Assista novamente o especial Momentos com Chico, um homem chamado amor, em memória aos 20 anos de desencarnação do médium. Foram quatro dias de palestras com diversos convidados, compartilhando histórias e fatos da vida e obra do médium.

Confira ainda o especial Chico Xavier e o livro espírita publicado pela FEB no programa Espiritismo Ontem e Hoje


Opções de privacidade