Home > Efemérides > Nascimento de Leopoldo Cirne | 13 de abril de 1870

Nascimento de Leopoldo Cirne | 13 de abril de 1870

Ilustração em tons de sépia com a imagem de um homem, do rosto até o busto, em frente da sede histórica da Federação Espírita Brasileira, no Rio de Janeiro. O homem é Leopoldo Cirne, cerca de 50 anos, usando terno preto com gravata escura e camisa branca, calvo e de bigode. O texto diz:

Leopoldo Cirne (13 de abril de 1870, Paraíba, 31 de julho de 1941, Rio de Janeiro) foi um jornalista, escritor e difusor do Espiritismo no Brasil. Escreveu durante 20 anos para a revista Reformador, participando da equipe durante o processo de alteração do formato para revista, publicado pela primeira vez em janeiro de 1904.

Na Federação Espírita Brasileira, Leopoldo Cirne ocupou o cargo de vice durante a presidência de Bezerra de Menezes, o substituindo no ano de sua desencarnação, em 1900. Após, assumiu a presidência da FEB, aos 30 anos,onde esteve até o ano de 1913. 

Neste período, foi responsável pela construção e inauguração da sede histórica da FEB, no Rio de Janeiro, em 11 de dezembro de 1911, assim como a organização do primeiro documento voltado para a unificação —  Bases de Organização Espírita, em 1904 —, ideal que resultou décadas depois no Pacto Áureo (1949).  

Considerado um dos grandes pensadores do Movimento Espírita no país, sendo chamado por alguns como “Léon Denis brasileiro”, Cirne escreveu os livros Doutrina e Prática do Espiritismo e A Personalidade de Jesus, atuando ainda como tradutor das obras de Léon Denis Cristianismo e Espiritismo e No Invisível

Leia mais sobre sua história: Biografia de Leopoldo Cirne.  

Assista novamente aos episódios 5 e 10 do especial FEB Origens no programa Espiritismo Ontem e Hoje, com apresentação do vice-presidente da FEB, Geraldo Campetti, e a participação da também vice-presidente, Marta Antunes, e dos pesquisadores Jorge Brito e Samuel Magalhães. 


Opções de privacidade