Oferecemos à equipe de colaboradores do ESDE da FEB, em Brasília, este plano didático-doutrinário para o estudo do programa do ESDE com mediação dialógica.
Julgamos oportuno lembrar que a mediação dialógica é um processo de ensino aprendizagem que tem a flexibilidade de permear diversas técnicas didáticas, tais como a conversa orientada, a leitura compartilhada, o estudo de casos, a situação problema, as pesquisas e a ilustração com exemplos. (Veja-se, a propósito do assunto, o documento Orientação para o ESDE da FEB, em Brasília, e também o documento Orientação para a Área de estudo, apêndice D, páginas 124 a 136.)
Esclarecemos que procuramos adaptar os subsídios doutrinários à duração dos encontros semanais. Sabendo das dificuldades de compreensão de todo o conteúdo de cada roteiro em reuniões de uma hora e meia, ou mesmo de duas horas, e, levando em conta que só aprendemos aquilo sobre o que refletimos, entendemos ser de bom alvitre dar algumas sugestões, a fim de que os roteiros sejam estudados tão somente nos seus aspectos essenciais, mantendo-se, naturalmente, o foco nos objetivos neles estabelecidos. Consideramos, para isso, os pontos que o iniciante na Doutrina Espírita não deveria deixar de conhecer.
Cumpre ressaltar que o nosso intuito não é, de modo algum, interferir no planejamento dos nossos colaboradores. Apresentamos apenas um padrão de trabalho onde o diálogo aparece como ferramenta fundamental.
Assinalamos, finalmente, que a mediação dialógica se tem mostrado de grande eficácia para o estudo da Doutrina Espírita com os adultos, porque propicia a análise e a reflexão indispensáveis à construção do conhecimento espírita.
A coordenação
Baixe aqui o plano didático – Doutrinário para o TOMO I