Home > FEB > O Evangelho Segundo o Espiritismo 160 anos | Mundo de expiações e de provas

O Evangelho Segundo o Espiritismo 160 anos | Mundo de expiações e de provas

Ilustração. Com um céu em degradê começando de cima do azul para o laranja, está um texto de citação, uma assinatura e um logo. Na parte superior da imagem a citação pelo Espírito de Santo Agostinho da obra

No capítulo 3 de O evangelho segundo o espiritismo, as Instruções dos Espíritos (itens 8 a 19) apresentam os diferentes mundos habitados, como os inferiores, o de expiação e de provas e os regeneradores, assim como a progressão dos mundos. Na Terra passamos por diversas oportunidades, voltadas para afinar as nossas virtudes e diminuir as falhas vivenciadas no passado, em outros orbes, e nesta presente encarnação. 

“A Terra, conseguintemente, oferece um dos tipos de mundos expiatórios, cuja variedade é infinita, mas revelando todos, como caráter comum, o servirem de lugar de exílio para Espíritos rebeldes à Lei de Deus. Esses Espíritos têm aí de lutar, ao mesmo tempo, com a perversidade dos homens e com a inclemência da Natureza, duplo e árduo trabalho que simultaneamente desenvolve as qualidades do coração e as da inteligência. É assim que Deus, em sua bondade, faz que o próprio castigo redunde em proveito do progresso do Espírito.”
— Santo Agostinho (Mundo de expiações e de provas, Cap.3, it.15)

Santo Agostinho nos lembra que este caminho é parte do planejamento das encarnações que nos levam à paz e ao aprimoramento moral. Cada reencarnação é o momento propício para melhorarmos nossas condutas e, assim, nos permitindo alcançar mundos regenerados.  

“Ao mesmo tempo que todos os seres vivos progridem moralmente, progridem materialmente os mundos em que eles habitam. Quem pudesse acompanhar um mundo em suas diferentes fases, desde o instante em que se aglomeraram os primeiros átomos destinados a constituí-lo, vê-lo-ia a percorrer uma escala incessantemente progressiva, mas de degraus imperceptíveis para cada geração, e a oferecer aos seus habitantes uma morada cada vez mais agradável, à medida que eles próprios avançam na senda do progresso.”
– Santo Agostinho (Progressão dos mundos, Cap.3, it.19)

Um convite à reflexão sobre o passado que nos encaminha para o porvir.  

O evangelho segundo o espiritismo é a terceira obra da Codificação Espírita. Publicado pela primeira vez por Allan Kardec em abril de 1864, na França, completa 160 anos de lançamento em 2024. 

Estruturado em 28 capítulos com passagens evangélicas seguidas de instruções dos espíritos, é escrito em linguagem simples e acessível a todos sem figuras nem alegorias, contendo a essência do ensino moral de Jesus. 

Venha conosco na leitura desta obra imprescindível! 
Clique aqui e faça o download gratuito em nosso portal.  

NB [1]: KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro. 131. ed. 13. imp. Brasília: FEB, 2019. Cap.3, it.8-19. Instruções dos Espíritos.


Opções de privacidade