Home > FEB > Momento FEB | O Centro Espírita

Momento FEB | O Centro Espírita

Fotografia de um homem de pele bege clara, cabelos grisalhos, usando camisa azul com figuras brancas e óculos de grau, olhando para frente e sorrindo. Ao lado está um texto que diz:

O que é e o que faz um Centro Espírita? Está no ar nosso Momento FEB da semana! Espaço para gente conversar sobre temas atuais à luz do Espiritismo.

Em 1º de abril de 1858, Allan Kardec, o codificador, fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, o primeiro Centro Espírita no mundo. Em 17 de setembro de 1865, no Brasil, Teles de Menezes edificou a primeira unidade, o Grupo Familiar do Espiritismo, na Bahia.

Ambos surgem a partir de núcleos familiares voltados para a comunidade, alicerçados pela simplicidade dos primeiros anos de Cristianismo.

O Centro Espírita é a célula fundamental do Movimento Espírita em cada localidade. Um lugar de acolhimento, de estudo, de encontro fraterno, de prece, de trabalho com a caridade, um espaço de convivência.

Desde o Pacto Áureo em 1949, e a criação do Conselho Federativo Nacional da FEB, buscamos coletivamente discutir e propor métodos que auxiliem na organização das casas espíritas, a fim de que possam atuar no objetivo do Estudo, da Prática e da Difusão do Espiritismo, baseado nas obras de Allan Kardec e no Evangelho do Cristo.

Com o nome Orientação ao Centro Espírita, este documento nos apresenta a constituição das áreas base de uma casa espírita e também as atividades ali realizadas. 

São elas: 

  • Área de Assistência e Promoção Social Espírita, atuando junto às famílias em vulnerabilidade; 
  • Área de Atendimento Espiritual, agindo desde a recepção ao diálogo fraterno, explanação do Evangelho, Irradiação e o Passe; 
  • Área de Comunicação Social Espírita, que é responsável pela ampliação dos preceitos e práticas por meio da divulgação;
  • Área de Estudo do Espiritismo, que é um espaço de aprendizado e aprofundamento das obras de Kardec e das obras correlatas; 
  • Área da Família, desenvolvendo atividades para o próprio núcleo; 
  • Área de Infância e Juventude, direcionando a próxima geração no trabalho contínuo da caridade; 
  • Área da Mediunidade, desempenhando o estudo, a prática e as chamadas reuniões mediúnicas;
  • E, mais recentemente, a Área de Arte, integrando as atividades nos centros espíritas com a promoção cultural nos espaços de convivência.

Do ponto de vista jurídico, o Centro Espírita é constituído na forma de
pessoa jurídica de direito privado, de acordo com as disposições do Código Civil Brasileiro. São cadastradas e acompanhadas pelas Federações espíritas estaduais.

Entendemos que a casa espírita possui autonomia em sua gestão, tendo na FEB e nas federativas em cada Estado, um espelho, um campo experimental, assim como fomento às práticas da Doutrina.

Quer conhecer mais sobre o funcionamento de uma Casa Espírita? Acompanhe os documentos orientadores do CFN da FEB.

Convidamos também a assistir na FEBtv o programa Orientação ao Centro Espírita. Já está ali totalmente disponível várias versões. Acesse todos os episódios em oce.febtv.com.br.

E você, como participa das atividades em sua casa espírita?


Opções de privacidade