Home > FEB > Os Pacificadores | Madre Teresa

Os Pacificadores | Madre Teresa

“Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso.” 

Reconhecida pelos trabalhos que desenvolveu junto aos doentes pobres de Calcutá, na Índia, Gonxhe Agnes Bojaxhiu nasceu no dia 26 de agosto de 1910, em Skopje, capital da atual república da Macedônia, que na época pertencia à Albânia. Em 1928 entrou para a ordem das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, adotando o nome Teresa em homenagem a Santa Teresa de Lisieux, conhecida pela simplicidade em abordar a vida espiritual. Para desenvolvimento de seus trabalhos como religiosa, Madre Teresa foi enviada a Calcutá, na Índia, onde lecionou em uma escola de meninas de classe alta.

No ano de 1948 mudou para um dos bairros mais carentes da cidade. As ex-alunas tornaram-se as primeiras Missionárias da Caridade. Em 1952 aceitou a missão de ajudar os mais pobres. Procurando com insistência as autoridades locais, conseguiu a concessão de um antigo edifício para dar abrigo aos que sofriam de tuberculose, desinteria e tétano, pessoas com atendimento recusado até pelos hospitais. Milhares passaram pelo local, muitos se recuperaram graças aos cuidados recebidos pelas freiras, outros encontraram lá uma morte digna, com respeito às crenças de cada um.

Com a repercussão do trabalho desenvolvido, ganhou notoriedade fundando casas religiosas por toda Índia, à medida que ganhava apoio no exterior. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1979 pelos serviços que prestou à humanidade. Enquanto preparava um serviço religioso em memória à amiga Princesa Diana, em 1997, Madre Teresa sofreu um ataque cardíaco, desencarnando.

Em momentos que nos pedem reflexão, oração e sentimento de paz, lembramos com carinho a exposição Os Pacificadores, que retratou os caminhos de vitórias e lutas de alguns dos grandes apóstolos da paz Universal, produzida pela FEB e reproduzida em diversos estados.

 

Acompanhe todas as publicações

Os Pacificadores – Nelson Mandela | 5/3/22
https://www.febnet.org.br/portal/2022/03/05/os-pacificadores-nelson-mandela/

Os Pacificadores – Mahatma Gandhi | 2/3/22
https://www.febnet.org.br/portal/2022/03/04/os-pacificadores-mahatma-gandhi/

Os Pacificadores – Pela Paz no mundo | 27/2/22
https://www.febnet.org.br/portal/2022/02/27/os-pacificadores-pela-paz-no-mundo/

A paz começa em mim | 25/2/22
https://www.febnet.org.br/portal/2022/02/25/a-paz-no-mundo-comeca-em-mim/


Opções de privacidade