Home > Efemérides > Desencarnação de Augusto Elias da Silva | 18 de dezembro de 1903

Desencarnação de Augusto Elias da Silva | 18 de dezembro de 1903

lustração em tons de sépia com a imagem de um homem à frente da sede histórica da Federação Espírita Brasileira no Rio de Janeiro. O homem é Augusto Elias, cerca de 50 anos, tem bigode e está com roupas ao estilo da década de 1890. O texto diz:

Augusto Elias da Silva (1848, Portugal, 18 de dezembro de 1903, Rio de Janeiro-RJ) foi um jornalista e fotógrafo. No dia 21 de Janeiro de 1883, Augusto Elias lançou o periódico Reformador, com os recursos tirados do seu próprio bolso, situando a redação e oficinas em seu atelier fotográfico à então rua da Carioca, 120 – 2º andar, onde também residia com sua família, permanecendo ali até fevereiro de 1888. 

Em um encontro habitual, realizado semanalmente em sua residência, datado de 27 de dezembro de 1883, estavam presentes alguns confrades atuantes como colaboradores no Reformador. Juntos deliberaram o ideal de fundar-se uma Sociedade nova, que federasse todos os Grupos espíritas no Brasil através de “um programa equilibrado ou misto” e que difundisse por todos os meios o Espiritismo, principalmente pela imprensa e pelo livro. Assim, alguns dias depois, fundaram no dia 2 de janeiro de 1884 a Federação Espírita Brasileira. 

Leia mais sobre sua história: Biografia de Augusto Elias da Silva.

Assista a websérie Biografias na FEBtv, especial Vida e Obra de Augusto Elias da Silva, com o pesquisador e colaborador da FEB, Jorge Brito: 

https://www.youtube.com/watch?v=h7uaw6ytzF4 


Opções de privacidade