Home > FEB > Você sabia | A mulher

Você sabia | A mulher

Na obra O livro dos espíritos [1], codificada por Allan Kardec, os Espíritos Superiores foram questionados acerca da mulher durante sua encarnação: 

Questão 817. São iguais perante Deus o homem e a mulher e têm os mesmos direitos? 

“Não outorgou Deus a ambos a inteligência do bem e do mal e a faculdade de progredir?” 

Questão 818. Donde provém a inferioridade moral da mulher em certos países? 

“Do predomínio injusto e cruel que sobre ela assumiu o homem. É resultado das instituições sociais e do abuso da força sobre a fraqueza. Entre homens moralmente pouco adiantados, a força faz o direito.” 

Na Questão 822a, os Espíritos nos trazem: “A emancipação da mulher acompanha o progresso da civilização. Sua escravização marcha de par com a barbaria. Os sexos, além disso, só existem na organização física. Visto que os Espíritos podem encarnar num e noutro, sob esse aspecto nenhuma diferença há entre eles. Devem, por conseguinte, gozar dos mesmos direitos.”

Léon Denis em O problema do ser, do destino e da dor [2] se aprofunda indicando que:  “O papel da mulher é imenso na vida dos povos. Irmã, esposa ou mãe, é a grande consoladora e a carinhosa conselheira. Pelo filho é seu o porvir e prepara o homem futuro. [..] A mulher respeitada, honrada, de entendimento esclarecido, é que faz a família forte e a sociedade grande, moral, unida!”

Semanalmente uma curiosidade doutrinária para o nosso aprendizado. 

Nos acompanhe!

NB [1] KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Brasília: FEB, 2019.   
NB [2] DENIS, Léon. O problema do ser, do destino e da dor. 32. ed. Brasília: FEB, 2017. 

Galeria

Clique na imagem para ampliar.


Opções de privacidade