Home > FEB > Reformador 140 anos | Zilda Gama

Reformador 140 anos | Zilda Gama

Ilustração de recortes do periódico Reformador com duas fotografias à frente. A foto traz Zilda Gama (1878-1969), em dois momentos, no primeiro em destaque está com cabelos e roupas pretas, pele bege média com cerca de 45 anos; na segunda imagem as roupas são claras e está com cerca de 70 anos.

Zilda Gama tinha pouco mais de trinta anos quando começou a receber mensagens de Allan Kardec. Era o ano de 1912, quando o codificador da Doutrina dos Espíritos esteve com Zilda, como orientador de seu trabalho espiritual. O fruto destas comunicações de cerca de quinze anos foi compilado na obra Diário dos Invisíveis, publicado em 1929.

Alguns anos depois, em 1917, Zilda recebeu outro tipo de tarefa, relatado nas páginas do Reformador (mar.1978): “Os Espíritos informaram à médium que ela iria psicografar uma novela, fato que a deixou perplexa e meio descrente. Mas, no dia e hora aprazados, Zilda Gama, sentindo-se como que impelida, passou a transportar para o papel, rapidamente, tudo quanto constituía o início de um romance. Não menos foi sua surpresa quando o Espírito comunicante se assinou — Victor Hugo!”

O Reformador trouxe em duas oportunidades sua biografia detalhada: em alusão ao centenário de seu nascimento, na edição de março de 1978; e também no ano de sua desencarnação, na edição de abril de 1969.

Todas as edições do #ReformadorDigital — de 1883 a 2021 — estão disponíveis gratuitamente pelo site: https://febmidia.com/revista_reformador

Indispensável recurso de pesquisa doutrinária e histórica, o periódico Reformador foi criado em 1883 pelo jornalista Augusto Elias, fundador da FEB. Em 140 anos, já foram publicados artigos, entrevistas, biografias, colunas escritas por centenas de colaboradores sobre diversos aspectos da Doutrina dos Espíritos. 

Acompanhe quinzenalmente as publicações na hashtag #Reformador140anos nas redes sociais da FEB. 


Opções de privacidade