Home > FEB > Você sabia | Tragédias coletivas

Você sabia | Tragédias coletivas

Ilustração. Ao fundo está uma fotografia em sépia de uma cidade destruída pela guerra, com prédios ruídos e entulhos. Do centro da imagem para baixo, da direita para a esquerda, está uma faixa gradual na cor laranja. Ao centro está o título

As tragédias coletivas impactam, fazendo parte dos temas instigantes, questionado por muitos. A partir da Questão 737 — Com que fim fere Deus a Humanidade por meio de flagelos destruidores? —, os Espíritos Superiores nos respondem:

“Para fazê-la progredir mais depressa. Já não dissemos ser a destruição uma necessidade para a regeneração moral dos Espíritos, que, em cada nova existência, sobem um degrau na escala do aperfeiçoamento? Preciso é que se veja o objetivo, para que os resultados possam ser apreciados. 

Somente do vosso ponto de vista pessoal os apreciais; daí vem que os qualificais de flagelos, por efeito do prejuízo que vos causam. Essas subversões, porém, são frequentemente necessárias para que mais pronto se dê o advento de uma melhor ordem de coisas e para que se realize em alguns anos o que teria exigido muitos séculos.”

Na Questão 740, os Espíritos continuam: “Os flagelos são provas que dão ao homem ocasião de exercitar a sua inteligência, de demonstrar sua paciência e resignação ante a vontade de Deus e que lhe oferecem ensejo de manifestar seus sentimentos de abnegação, de desinteresse e de amor ao próximo, se o não domina o egoísmo.”

KARDEC: “Venha por um flagelo a morte, ou por uma causa comum, ninguém deixa por isso de morrer, desde que haja soado a hora da partida. A única diferença, em caso de flagelo, é que maior número parte ao mesmo tempo. Se, pelo pensamento, pudéssemos elevar-nos de maneira a dominar a Humanidade e a abrangê-la em seu conjunto, esses tão terríveis flagelos não nos pareceriam mais do que passageiras tempestades no destino do mundo”. Nota adicional de Kardec após a questão 738a e 738b de O livro dos espíritos

Semanalmente uma curiosidade doutrinária para o nosso aprendizado. 
Nos acompanhe!


NB [1]: KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Brasília: FEB, 2019.   

 

Galeria

Clique na imagem para ampliar.


Opções de privacidade