Home > FEB > Você sabia? | Pena de morte

Você sabia? | Pena de morte

Ilustração. Em um fundo azul escuro está o desenho de uma pessoa olhando para o reflexo de uma janela com grades e pássaros voando no céu. Na parte superior central da imagem aparece o título

Questão 765 de O livro dos espíritos [1]:

Que se deve pensar da pena de morte imposta em nome de Deus?

“É tomar o homem o lugar de Deus na distribuição da justiça. Os que assim procedem mostram quão longe estão de compreender Deus e que muito ainda têm que expiar. A pena de morte é um crime, quando aplicada em nome de Deus; e os que a impõem se sobrecarregam de outros tantos assassínios.”

KARDEC: “Sem dúvida, o progresso social ainda muito deixa a desejar, mas seria injusto para com a sociedade moderna, no seio dos povos mais adiantados, quem não visse um progresso nas restrições postas à pena de morte e à natureza dos crimes a que a sua aplicação se acha limitada. Se, entre esses mesmos povos, compararmos as garantias de que a justiça procura cercar o acusado, a humanidade de que usa para com ele, mesmo quando o reconhece culpado, com o que se praticava em tempos que ainda não vão muito  longe, não poderemos negar o avanço do gênero humano na senda do progresso.” Nota de Allan Kardec após a questão 760 de O livro dos espíritos.  

Semanalmente uma curiosidade doutrinária para o nosso aprendizado. 
Nos acompanhe!

NB [1]: KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 93. ed. Brasília: FEB, 2019.


Opções de privacidade