Home > Efemérides > Lançamento de O livro dos espíritos | 18 de abril de 1857

Lançamento de O livro dos espíritos | 18 de abril de 1857

Ilustração com a capa da obra O livro dos espíritos em cima de uma superfície de madeira. Na capa do livro aparece Allan Kardec, homem com cerca de 60 anos, roupas e cabelos ao estilo do século 19. Ao lado está um texto que diz:

Publicado em 18 de abril de 1857, O livro dos espíritos inicia o conjunto de cinco publicações codificadas por Allan Kardec. Considerado o Consolador Prometido por Jesus Cristo, o Espiritismo apresenta um novo caminho e a crença de que a vida continua após a morte.

Estruturado em quatro partes — Causas primeiras; Mundo espiritual ou dos Espíritos; Leis morais; e Esperanças e consolações —, a obra contém 1.019 perguntas formuladas pelo Codificador, abordando os ensinamentos espíritas, de uma forma lógica e racional, sob os aspectos científico, filosófico e religioso. Reúne assim os ensinos dos Espíritos Superiores por meio de médiuns de várias partes do Mundo.

“A verdadeira Doutrina Espírita está no ensino que os Espíritos deram, e os conhecimentos que esse ensino comporta são por demais profundos e extensos para serem adquiridos de qualquer modo, que não por um estudo perseverante, feito no silêncio e no recolhimento. Porque, só dentro desta condição se pode observar um número infinito de fatos e particularidades que passam despercebidos ao observador superficial, e firmar opinião.”
Allan Kardec [1] 

A primeira edição de 1857 trazia apenas 501 perguntas. A partir da segunda formatação revisada por Allan Kardec, e publicada em 1860, houve o acréscimo de 518 questões, totalizando as atuais 1.019. A 12ª edição do original em francês de 1864 é considerada a definitiva. 

Assista novamente ao programa Café com Luz na FEBtv, com apresentação de Maurício Curi e a participação do presidente da FEB, Jorge Godinho, comentando os 160 anos de lançamento de O livro dos espíritos

Faça o download da obra completa no link: O livro dos espíritos.

O livro pode ainda ser adquirido no site febeditora.com.br 

NB [1]: KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 93. ed. Brasília: FEB, 2019.


Opções de privacidade