Home > Efemérides > Nascimento de Cecília Rocha | 21 de maio de 1919

Nascimento de Cecília Rocha | 21 de maio de 1919

Ilustração em tons de sépia com a imagem de uma mulher à frente e um prédio antigo atrás, com um texto à direita. A mulher é Cecília Rocha, cerca de 70 anos, com cabelo amarrados, usando óculos. O texto diz:

Cecília Rocha (21 de maio de 1919, Porto Alegre-RS, 5 de novembro de 2012, Brasília-DF) foi professora e pedagoga. Foram mais de 50 anos de dedicação ao trabalho do bem na Seara Espírita. 

A partir da década de 1950, contribuiu em diversas obras e na preparação de trabalhadores da Área de evangelização infantojuvenil no Brasil e em países latino-americanos. Na década seguinte, Cecília muda por dez meses para a Mansão do Caminho, obra social-espírita, sediada em Salvador (BA), em atendimento ao convite que Divaldo lhe fizera de prestar orientações pedagógicas à escola primária ali existente. No período, teve oportunidade de viajar pelo Estado da Bahia e conhecer, de perto, o movimento espírita baiano.

Por 31 anos, se dedicou à organização e desenvolvimento da Área de Estudo, no campo experimental da FEB e do Movimento Espírita Federativo, sobretudo no que diz respeito à implantação e aperfeiçoamento das escolas de evangelização espírita infanto-juvenil e estudo doutrinário espírita de adultos. Como diretora, auxiliou no aperfeiçoamento dos materiais didáticos do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE), Estudo Avançado da Doutrina Espírita (EADE) e Mediunidade. 

Em julho de 1980, já aposentada, Cecília fixa residência em Brasília (DF), por solicitação do presidente da Federação Espírita Brasileira, Francisco Thiesen, passando a integrar a diretoria da Federação Espírita Brasileira, exercendo os cargos de diretora (1980-1982) e de vice-presidente, de 1983 até sua desencarnação em março de 2012. Retornou à pátria espiritual aos 93 anos de idade.

Leia mais sobre sua história: Biografia de Cecília Rocha.


Opções de privacidade