Home > FEB > Reformador 140 anos | Editorial

Reformador 140 anos | Editorial

Ilustração com uma imagem da primeira página do periódico da Federação Espírita Brasileira, Reformador, de 1° de janeiro de 1898. Na imagem, no canto esquerdo, aparece uma fotografia em preto e branco de Bezerra de Menezes, ele aparenta ter entre 60 e 70 anos de idade, tem cabelo curto e grisalho, barba e bigode extensos e também grisalhos. Está vestindo um terno preto, camiseta branca e uma gravata borboleta. No canto direito da tela, sobrepondo a página, há um recorte da mesma edição do jornal, em maior foco. Nesse recorte consta o seguinte trecho do editorial do jornal, assinalado pelo também doutor Bezerra de Menezes: “Um baseia seu juízo sobre conjecturas scientificas, enquanto o outro baseia-o sobre o que vê. E, como este não se nega a dizer o que vê, desprezar este recurso é cerrar os olhos à luz. Eis o que pensamos sobre o caso que tem abalado a opinião dos sabios de medicina, no Rio de Janeiro.” No rodapé, ao centro, está o logo FEB, sigla de Federação Espírita Brasileira.

A figura do diretor em Reformador cumpre o papel de desempenhar o texto introdutório da edição desde os primeiros números. Posteriormente denominado Editorial, este texto procura não só apresentar um detalhamento do conteúdo da edição, mas também temas atuais à luz do Espiritismo. O primeiro editor geral foi Augusto Elias da Silva, criador do periódico. 

Quem exerce o papel de Diretoria em Reformador é a presidência da Federação Espírita Brasileira. Em duas ocasiões, no ano de 1889 e a partir de 1895 até sua desencarnação, em 11 de abril de 1900, Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcante esteve à frente do periódico, imprimindo os ideais de unificação e divulgação da Doutrina Espírita em seus textos.

Alguns exemplos estão nas edições de abril de 1899, nos 30 anos sem Kardec; a mensagem para um Novo Anno em janeiro de 1898; e comentários sobre o curioso caso de cirurgia de irmãs siamesas, nascidas coladas ao mesmo corpo, publicado em agosto de 1899.

Todas as edições do #ReformadorDigital — de 1883 a 2021 — estão disponíveis gratuitamente pelo site: https://febmidia.com/revista_reformador

Indispensável recurso de pesquisa doutrinária e histórica, o periódico Reformador foi criado em 1883 pelo jornalista Augusto Elias, fundador da FEB. Em 140 anos, já foram publicados artigos, entrevistas, biografias, colunas escritas por centenas de colaboradores sobre diversos aspectos da Doutrina dos Espíritos. 

Acompanhe quinzenalmente as publicações na hashtag #Reformador140anos nas redes sociais da FEB. 


Opções de privacidade