Home > FEB > Reformador 140 anos | Auta de Souza

Reformador 140 anos | Auta de Souza

Fotografia em preto e branco de Auta de Souza, cedida pelo Museu Espírita do Rio de Janeiro para a publicação na a edição n° 1.774, ano 94, de setembro de 1976, do periódico da Federação Espírita Brasileira, Reformador. Auta é uma mulher de pele marrom, cabelos presos em coque, usando roupa clara, com gola alta.

A poetisa Auta de Souza (1876-1901) ganhou notoriedade no meio literário a partir da publicação de seus poemas e sonetos por meio da psicografia de Chico Xavier. No ano de 1932, com o lançamento de Parnaso de além-túmulo, o periódico da FEB, Reformador, passou a imprimir, em diferentes edições, alguns de seus trabalhos, à exemplo do poema Em paz, presente na primeira edição do livro (Reformador, abr.1932), e do soneto Chamo-me Caridade, recebido pelo médium, Waldo Vieira no ano de 1965 (Reformador, dez.1965). 

Inspiração para campanhas de caridade e fraternidade em todo o país, a edição n° 1.774, ano 94, de setembro de 1976, o periódico divulgou o texto Centenário de Auta de Souza, dedicado à sensibilidade de sua obra, presente tanto no meio espírita, quanto na literatura brasileira. 

Todas as edições do #ReformadorDigital — de 1883 a 2021 — estão disponíveis gratuitamente pelo site: https://febmidia.com/revista_reformador

Indispensável recurso de pesquisa doutrinária e histórica, o periódico Reformador foi criado em 1883 pelo jornalista Augusto Elias, fundador da FEB. Em 140 anos, já foram publicados artigos, entrevistas, biografias, colunas escritas por centenas de colaboradores sobre diversos aspectos da Doutrina dos Espíritos. 

Acompanhe quinzenalmente as publicações na hashtag #Reformador140anos nas redes sociais da FEB.


Opções de privacidade